Prefeitura monitora chuva e reforça ações preventivas

Defesa Civil
09/06/2022 09h45

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, através do monitor de chuva da capital, registrou um acumulado de 90 milímetros, com maior incidência na zona Sul da cidade. Equipes trabalham de forma coordenada para reforçar ações preventivas e mantém atenção às áreas de risco.

O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que os maiores acumulados desta manhã foram registrados pelos pluviômetros instalados nos bairros Mosqueiro e Matapuã. "Até o momento, neste mês, havíamos identificado maior incidência de chuva na zona Norte, onde houve baixo volume, na manhã de hoje", frisa.

Até as 9h, três ocorrências relacionadas a alagamento foram registradas através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. No bairro Aeroporto, uma equipe foi imediatamente deslocada para avaliação e encaminhamentos necessários junto à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para a desobstrução do sistema de drenagem. Também houve registro de alagamento nos bairros Lamarão e Mosqueiro, para onde também foram direcionadas equipes.

De acordo com o secretário Silvio Prado, somado, o acumulado do mês de junho já chega a 180 milímetros, sendo a média histórica para todo o mês, de 200 milímetros. "Nossas equipes atuam de forma integrada aos demais órgãos do Comitê de Gerenciamento de Crise, da gestão municipal, para promover maior celeridade às ações que possam prevenir riscos e minimizar impactos provocados pela chuva", destaca.  

A Defesa Civil monitora a instabilidade climática e intensifica o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, com ênfase às áreas de riscos. Além disto, em caso de emergência e situações de anormalidade, ocasionadas pela chuva, como queda de árvores, rachaduras em residências, risco de desabamento, pontos de alagamento ou demais situações que demandem atendimento, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do 199, disponível 24h.