Prefeitura apresenta resultados da avaliação de leitura para coordenadores pedagógicos

Educação
09/06/2022 12h38

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu, nesta quinta-feira, 9, os coordenadores pedagógicos das unidades de Ensino Fundamental da rede. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados da avaliação em fluência de leitura, realizada pelo Departamento de Educação Básica da Semed (DEB). 

A avaliação foi realizada na última semana de maio, com alunos do 2° ao 5° ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Foram avaliados 8.718 estudantes individualmente, o que representa mais de 86% de adesão. Para realizar esta avaliação, a Semed ofertou uma formação prévia aos aplicadores.

“Após a capacitação, passamos por uma semana de aplicações, com duração de três a cinco minutos cada uma, por aluno. Esses dados foram consolidados e, hoje, estamos fazendo essa devolutiva para os coordenadores pedagógicos de como está a nossa rede em nível de leitura. Isso vai permitir que a gente oriente o trabalho das escolas para que consigamos levar todos os nossos alunos do 2° ao 5° ano ao nível de leitores fluentes. Esse é um passo fundamental para que a gente consiga avançar com o processo educativo”, explica o diretor do DEB, professor Evilson Nunes. 

Os alunos foram agrupados em cinco níveis: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases e leitores fluentes. Nas avaliações, foram apresentadas palavras, frases e textos completos para a leitura dos alunos. Após este primeiro ciclo, a cada 45 dias a Semed realizará uma nova avaliação de leitura dos estudantes. "Retomaremos essa avaliação para que possamos mapear cada aluno e entender como está a evolução de leitura na rede municipal de ensino de Aracaju”, destaca Evilson.

“Hoje, na nossa rede, a avaliação de leitura indicou que no 5° ano, 13% dos alunos são considerados não leitores. Um número bem abaixo da média nacional, que está em cerca de 40%. Já no próximo ciclo de avaliações, esperamos diminuir esse percentual para abaixo de 10% e zerar até outubro deste ano. Com os nossos esforços, desde o início do ano, é possível que a gente vá medindo regularmente qual a situação real de cada aluno para traçar as medidas mais direcionada”, completa o diretor do DEB.