Semana do Meio Ambiente: projeto Praia Limpa trabalha a conscientização do cidadão

Agência Aracaju de Notícias
09/06/2022 18h21

Encontrar uma praia limpa, com a restinga preservada e sem a presença de resíduos sólidos agrada qualquer um. Pensando nisto, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou, na tarde desta quinta-feira, 9, no Calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, o projeto Praia Limpa, mais uma ação da secretaria em alusão à Semana do Meio Ambiente, iniciada na última quarta-feira, 8. O objetivo do projeto, além de realizar a limpeza das praias do município, através da coleta de lixo, é conscientizar a população sobre a importância de preservar esses locais.

Na ação do segundo dia da programação da Semana do Meio Ambiente, além dos servidores da Sema, estiveram presentes, também, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que realizaram uma blitz no local, com música ao vivo e panfletagem de folheto que aborda a importância da preservação da restinga, e uma equipe de professores da Liga Kung Fu Garra de Águia, que participou da ação de forma voluntária e realizou outras atividades no local, ressaltando a importância da ação da administração municipal. 

De acordo com o secretário da Sema, Alan Lemos, o Praia Limpa é um dos símbolos do compromisso da Prefeitura com a questão ambiental da cidade, que busca conscientizar turistas e o povo aracajuano sobre o descarte legal de resíduos sólidos, para que todos possam contar sempre com uma praia limpa, preservando as belezas da cidade e o ecossistema desses locais.

 “O Praia Limpa é uma ação que a Prefeitura programou para a Semana do Meio Ambiente, de um projeto que já existe e, mais uma vez, estamos atuando na cidade, com o intuito de chamar a atenção e conscientizar os banhistas da capital e as outras pessoas que passeiam nesse local, sobre a responsabilidade e a preocupação que todos devem ter a respeito do descarte correto dos seus resíduos sólidos, fazendo o recolhimento do lixo produzido e realizando a destinação correta desse material”, relata o secretário.

O professor de kung fu, Nando Lee, que foi convidado pelo próprio secretário para participar com sua equipe desta ação da Semana do Meio Ambiente, enfatizou como esse tipo de iniciativa é importante para os seus alunos e para toda a sociedade, já que busca preservar aquilo que pertence à própria população aracajuana e faz parte de uma filosofia da própria arte marcial.

“Esta é uma atividade muito importante para a cidade, inclusive por integrar a população ao trabalho de limpeza das praias, pois leva a uma conscientização social sobre a preservação, sobre o nosso meio ambiente. Na arte marcial, a academia não é somente uma questão de defesa pessoal e luta, mas também busca agregar valor filosófico para cada um dos nossos alunos, por isso é muito importante participar desse tipo de ação, para a preservação do que é da nossa comunidade em si”, afirma o professor. 

O coordenador da educação para o trânsito da SMTT, Reinato Santos, estava presente no local, auxiliando as equipes de trânsito na blitz que foi realizada em frente ao Calçadão, com a finalidade de distribuir os panfletos para os condutores que dirigiam por aquela região durante a ação, e explicou como a SMTT atuou junto à Sema durante o Praia Limpa desta quinta-feira.

“Atuamos, justamente, com essa parte de educação e do fato de chamar atenção dos condutores para falar dessas questões que são importantes para a cidade. Nesta ação de hoje, a SMTT atuou junto com o pessoal da Sema e montou uma blitz para que, através dela, pudéssemos parar os condutores com calma, e ir falando com a população de forma dinâmica, com o trabalho do pessoal do grupo Cones de Teatro, que atua de maneira mais lúdica, cantando música, usando instrumentos musicais e com algumas apresentações”, pontua Reinato.

Programação 

Nesta sexta-feira, 10, será realizada a última atividade em alusão a Semana do Meio Ambiente, a apresentação do Plano de Manejo do Parque Poxim. A cerimônia será realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju às 10h30. 

De acordo com o secretário Alan Lemos, o parque é uma área importante para a capital, possuindo 172 hectares e que “com o plano de manejo, mostraremos a forma que a Prefeitura vai gerir essa área dentro da cidade, incorporando aos ativos ambientais de Aracaju”.