Escola municipal desenvolve atividades para o programa MPT na Escola

Educação
10/06/2022 11h16

Nesta semana de, 6 a 10 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva realizou atividades para o programa MPT na Escola, voltadas para o tema Trabalho Infantil, com os alunos do 1° ao 5° ano. As crianças aprenderam através de materiais midiáticos disponibilizados pelo projeto sobre o que é o trabalho infantil, e conheceram mais sobre seus direitos. Em uma segunda etapa, elaboraram a produção de cartazes, paródias e desenhos, com o conhecimento adquirido sobre o tema.

“Nesta segunda-feira as crianças assistiram a vídeos sobre o tema e, de terça em diante, realizamos uma produção com o que elas aprenderam, através de cartazes, falas e músicas. As crianças estão super empolgadas e aprendendo de uma forma linda”, disse a professora do 3° ano, Gilmara Antônia.s

Nesta sexta-feira, 10, ocorreu a culminância do projeto na Emef, onde os alunos apresentaram suas produções uns para os outros. O projeto MPT na Escola, realizado em parceria com a Prefeitura de Aracaju, tem como objetivo fornecer material didático com abordagem sobre o trabalho infantil e os seus prejuízos ao desenvolvimento das crianças.

“Hoje, na escola, eu fiz um desenho sobre o trabalho infantil, aprendi que crianças não podem trabalhar e que tem seus direitos”, disse Milka Reiely, aluna da Emef.

Após realizadas as atividades, o projeto fará um concurso que premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos com a temática do trabalho infantil. O objetivo do projeto é levar a discussão de combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente para as escolas, fomentando a participação dos alunos para a conscientização sobre o tema.

“É importante trabalhar essa temática junto aos alunos para que eles possam entender sobre a relação do trabalho infantil, o que pode prejudicar na saúde e na vida deles, além de entender como funciona a questão do aprendizado e do crescimento”, afirma o técnico da Semed, Heverton Ramon.