Nova UBS Elizabeth Pita ampliará acesso à Atenção Básica no Santa Maria

Obras e Urbanização
10/06/2022 15h50

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, que está sendo reconstruída pela Prefeitura de Aracaju, ampliará o acesso à Atenção Básica no bairro Santa Maria, redistribuir os atendimentos entre os postos de saúde do bairro e proporcionar mais qualidade de vida para a população.

Executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra segue em ritmo acelerado. Em estágio inicial, o serviço está focado na fundação, parte que vai dar sustentação ao novo prédio. Em seguida, a obra avança para a estrutura, com a implantação de pilares, vigas e lajes, seguidas de aplicação de alvenaria, revestimento e instalações.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enaltece os benefícios da obra para quem vive no Santa Maria. “Essa era uma demanda antiga da comunidade, e assumimos o compromisso de reconstruir a UBS Elizabeth Pita. O Santa Maria é um dos maiores bairros, e um posto de saúde a mais fará toda a diferença na rotina de consultas e atendimento médico, tornando mais fácil o acesso. Será uma unidade completa, capaz de atender a todas as necessidades”, destaca. 

O antigo prédio da UBS Elizabeth Pita foi demolido pela gestão anterior, no ano de 2015, com a promessa de reconstrução. Atualmente, a unidade funciona em um galpão alugado pela Prefeitura, desde 2019.

Fruto de um investimento na ordem de R$ 1,6 milhão, a unidade ocupará uma área total de 580 metros quadrados. O espaço contará com sala de imunização e nebulização; recepção; arquivo; sala de espera; dois consultórios de enfermagem; três consultórios médicos; um consultório ginecológico; sala de curativo; dois gabinetes odontológicos; sala de observação; sala de reunião; sala de administração; farmácia; depósito; casa de lixo; copa; esterilização; DML; sanitários acessíveis; além de vestiários femininos e masculinos para os funcionários.