Prefeitura promove formação de profissionais para o Programa Florir

Educação
10/06/2022 17h55

Na tarde desta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu a formação do programa Florir para profissionais da Educação de Aracaju e das Secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semfas). O evento aconteceu no auditório Padre Antônio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos.

Esta é a primeira formação intersetorial acerca do programa. Participaram do encontro, coordenadores pedagógicos das escolas da rede e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
 
A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) da Semed, Maíra Ielena, explica que o objetivo é gerar um plano de ações em conjunto. "É uma capacitação que aborda questões de dignidade menstrual e os estigmas da menstruação, as competências de cada secretaria e, ainda, alerta sobre a relação do tema entre as pessoas trans. Se temos uma cidade cujo slogan é 'Proteger a vida e cuidar da cidade', precisamos assistir as nossas pessoas que menstruam e garantir a cada uma o direito à sua dignidade menstrual a partir da distribuição de absorventes, ações educativas e profissionais capacitados", afirma Maíra Ielena.

Como coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva, do bairro Santa Maria, Karla Gisele pontua que a formação deixa bastante claro para os gestores das escolas, sobre a execução do programa. "É mais um trabalho que valoriza o empoderamento feminino e sua importância está, principalmente, no reconhecimento da vulnerabilidade social que muitas mulheres enfrentam. Das estudantes com as quais tenho mais proximidade, já ouvi que não puderam ir à aula por não terem o produto e recorreram a uma toalhinha para conter o fluxo", relata Karla Gisele.

Além desta formação, a Prefeitura promoverá oficinas nas unidades de ensino e nos Cras. Outro ponto apresentado no evento foi a revistinha do Florir, que já foi distribuída para todas as Emefs em formato digital e serão enviadas para a SMS e Semfas, para serem divulgadas entre seus profissionais.

Referência técnica da SMS, Aline Vieira destaca a relevância deste momento: "temos trabalhado a questão menstrual com os alunos por meio do programa Saúde Na Escola (PSE) e esta formação auxiliará nossos profissionais na mobilidade das atividades que são desenvolvidas".
 
Já a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da Semfas, Catharina Menezes, ressalta que a intersetorialidade tem fortalecido o trabalho da Prefeitura. "A partir do momento que a gente se une à Educação e à Saúde, para andar juntas por um serviço ou projeto, o atendimento ao usuário torna-se ainda mais qualificado", enfatiza.