Prefeitura realiza sensibilização para enfrentamento ao trabalho infantil no aeroporto

Assistência Social e Cidadania
13/06/2022 16h20

Em continuidade à campanha “Proteger a Infância é Transformar o Futuro”, de enfrentamento ao trabalho infantil, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, na manhã desta segunda-feira, 13, ação de sensibilização no Aeroporto Internacional Santa Maria, zona Sul de Aracaju. As equipes receberam visitantes e turistas com panfletos informativos e orientações acerca do combate ao trabalho infantil.

A iniciativa da administração municipal visa prevenir, combater e erradicar atividades que violem os direitos de crianças e adolescentes. Intensificadas desde abril deste ano pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) em seus territórios de abrangência, a campanha, em sua segunda etapa, conta com abordagens sociais em espaços de grande circulação de bens, pessoas e mercadorias.

A secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana, destaca que as ações de combate ao trabalho infantil acontecem diariamente, nas atividades realizadas pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

“Como 12 de junho foi o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria vem desenvolvendo algumas ações junto ao comércio, aos espaços, a exemplo hoje do Aeroporto que recebe muitos turistas. No nosso levantamento, de janeiro até o momento, são acompanhadas 108 crianças e adolescentes que foram identificadas em situação de trabalho infantil no município de Aracaju. É um trabalho de sensibilização e conscientização da nossa sociedade para que não aceitem essa prática, visto que é uma das maiores violações de direitos para crianças e adolescentes”, destaca Simone.

De acordo com a gerente da Médica Complexidade da Assistência Social de Aracaju, Vanessa Barreto, as estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil englobam diversas ações e intervenções, seja na execução dos nossos próprios serviços vinculados aos equipamentos socioassistenciais, bem como de caráter de sensibilização e mobilização social.

“A ação realiza no Aeroporto de Aracaju foi uma sensibilização, uma abordagem educativa, no sentido de trazer informação em relação aos diversos tipos de trabalho infantil, a rede de atendimento, aos canais de denúncia e, nessa perspectiva trazer a informação qualificada a diversos públicos que acessam esse local. A campanha “Proteger a Infância é Transformar o Futuro” busca fazer uma mobilização de caráter multiprofissional em diferentes espaços. Já abrangemos a sensibilização em mais 100 estabelecimentos comerciais, da zona Norte a zona Sul de Aracaju”, explica a gerente.

Sensibilização

A iniciativa foi promovida pela Gerência da Média Complexidade, do âmbito da Proteção Social Especial (PSE), setor vinculado à Diretoria de Políticas da Assistência Social de Aracaju (DPAS), em conjunto o Serviço Especializado em Abordagem Social.

A funcionária pública Jociara Rodrigues é de Paulo Afonso (BA) e estava em Aracaju a passeio. Enquanto aguardava o embarque, foi abordada pelas equipes da Assistência Social. Para ela, a conscientização é importante para que as pessoas entendam os perigos das doações.

"Criança tem que estar na escola, longe do trabalho, pelo menos nesse primeiro momento. Tem gente que acha que está ajudando ao dar alguma colaboração, quando na verdade está contribuindo para essa violação de direitos e, muitas vezes, incentivando a exploração por parte da família. Atrapalhando um serviço que as entidades fazem para combater essa prática”, afirma Jociara.

A dona de casa Vivalda Menezes de Jesus estava acompanhando a filha no embarque e destacou a importância de conscientizar a sociedade para o combate ao trabalho infantil. “A população precisa ser conscientizada mesmo, porque criança não pode ser submetida ao trabalho, criança precisa ser protegida para que não passe por certas violências. Criança tem que estudar pra ser alguém na vida”, ressalta.

A representante comercial Cristiane Souza, de Salvador (BA), desembarcou em Aracaju a trabalho e foi abordada pelas equipes da Assistência Social de Aracaju. Na oportunidade, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa.

“Acho que nós, enquanto cidadãos, temos que fazer nosso papel, primeiro na reprodução da conscientização sobre o tema, porque não é justo que crianças, que ainda não tem autonomia, estejam envolvidas com trabalho sem dar prioridade ao principal que é a educação. Acho que tem que partir de nós, pessoas mais esclarecidas, que tem acesso a informação e que podem, talvez, fazer a diferença, não só combatendo, como apoiando essas campanhas. É muito interessante a iniciativa, muito importante mesmo”, frisa.