Prefeitura orienta sobre preservação do patrimônio público na UBS Eunice Barbosa

Agência Aracaju de Notícias
14/06/2022 14h03

A preservação do patrimônio público garante união, cultura, respeito e outros benefícios para a vida nas comunidades, bairros e cidades. Com o intuito de conscientizar a população sobre esse bem coletivo, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta terça-feira, 14, uma ação sobre educação patrimonial no loteamento Coqueiral, localizado no bairro Porto Dantas, zona Norte da cidade. 

Na ação de hoje, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eunice Barbosa, os pacientes que aguardavam atendimento médico na sala de espera puderam participar de dinâmicas interativas e palestras educativas sobre o que se trata o patrimônio público e a importância da preservação do mesmo para o benefício de toda a comunidade local. Ao final das atividades executadas, os moradores da comunidade aprenderam mais sobre o assunto e se sentiram inspirados para compartilhar o novo aprendizado com seus vizinhos, garantindo a preservação do espaço público onde vivem.

“Eu sou acriano, vim morar aqui em Aracaju há muito tempo e escolhi o Porto Dantas pra ficar. Eu estava ali fora, depois resolvi me aproximar porque, realmente, essa iniciativa é muito boa, a palestra sobre a preservação foi fenomenal, afinal se trata do nosso patrimônio. Eu costumo frequentar o Parque da Sementeira e uma vez vi uma frase de conscientização que dizia mais ou menos assim: 'jogar lixo na cidade é jogar a cidade no lixo’ e até hoje eu penso nela. Atualmente, moro no conjunto Eduardo Dutra, esse é o meu reduto. Eu amo essa área e acredito que preservando ela, vai ficar muito mais atraente e é isso o que queremos, viver em um ambiente atraente, confortável e elegante”, afirma Raimundo Pinto da Silva, morador da região que acompanhou a palestra.

Genivalda Ribeiro era uma outra paciente que aguardava atendimento médico na UBS quando foi surpreendida pela palestra e dinâmica de grupo que foi realizada no local. Ela participou de todas as atividades que foram executadas e, ao final, reconheceu a importância desta ação da gestão municipal com o intuito de levar educação patrimonial para os moradores do Coqueiral.

“São coisas que eu já pensava sobre meu bairro porque a gente, muitas vezes, reclama dizendo que o governo faz coisa de segunda mão, mas nós também, às vezes, não fazemos nada para poder preservar essas coisas. Essas obras são de dinheiro que sai do nosso bolso, mas a gente também costuma não ter esse cuidado com as coisas feitas pelo poder público. Essa palestra deu pra conscientizar bastante e quem não pensava dessa forma mudou a perspectiva a partir de hoje. É a primeira vez que participo de uma ação como essa e achei muito boa, porque as pessoas daqui do bairro precisam se conscientizar sobre a preservação do patrimônio”, disse Genivalda.

De acordo com a coordenadora ambiental da unidade de coordenação do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Souza, que realizou a palestra na UBS Eunice Barbosa, a ação desta terça-feira tem como intuito “cumprir mais uma etapa do plano de desenvolvimento socioterritorial do Coqueiral”, e outras ações ainda devem ser realizadas no local, a fim de conscientizar os moradores do loteamento sobre a preservação na região.

“Esse plano é justamente referente a algumas ações ambientais, sociais, oficinas, palestras, enfim, um leque de atividades que está sendo feito e que ainda vai continuar sendo realizado aqui no Coqueiral, com o intuito de sensibilizar a comunidade para questões socioambientais e principalmente em virtude de um pós-moradia, com a construção e entrega de 361 casas residenciais aqui no Coqueiral. O intuito da atividade de hoje, com tema educação patrimonial, foi despertar essa sensibilização ambiental e patrimonial, o cuidado com o loteamento, com os equipamentos sociais, com a sua casa e o cuidado uns com os outros”, afirma Heloísa.

Segundo a coordenadora do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST - 361 Famílias), Cláudia Rezende, o projeto é voltado para os beneficiários do Residencial Dr. Cleonaldo Silva Araújo, no loteamento Coqueiral, e possui um plano de trabalho que leva ações de educação sanitária, patrimonial e de geração de trabalho e renda para esses moradores desde que foi entregue as casas para cada uma das famílias proprietárias.

“Desde o início do mês de março estamos realizando diversas atividades aqui na comunidade. Já tivemos um curso de eletricidade básica, palestra sobre convivência comunitária, e nesse mês de junho estamos com várias atividades também. Esse é um plano de desenvolvimento socioterritorial do programa pró-moradia, que é financiado pela Caixa Econômica Federal e, desde o início, estamos aqui mobilizando a comunidade e trazendo conhecimento e informação para eles, a partir do trabalho de educação social que vão conscientizar e sensibilizar os moradores da região, especificamente do Residencial Dr. Cleonaldo Silva Araújo”, enfatiza Cláudia.