Projeto Criança Feliz leva assistidos para passeio na Marinete do Forró

Agência Aracaju de Notícias
14/06/2022 16h54

Com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os núcleos familiares assistidos pelo Programa Criança Feliz (PCF), nesta terça-feira, 14, um grupo de de 50 assistidos, entre crianças e cuidadores, fizeram um passeio pela cidade na famosa Marinete do Forró.

O PCF, criado pelo Governo Federal em 2016, é executado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju desde 2018, e objetiva promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade.

Na atividade de hoje a ideia foi permitir um momento de ludicidade para as crianças e familiares, e celebrar a cultura local. “O programa Criança Feliz trabalha o vínculo familiar, que é o que a gente acha o mais importante. Buscamos criar essa integração saudável. Hoje, estamos resgatando a nossa cultura, com o nosso São João na rua”, afirma a secretária adjunta da Assistência Social, Selma França.

Apesar das famílias residirem em Aracaju, muitas vezes, por conta da vulnerabilidade socioeconômica, o acesso ao lazer é restrito, por isso a ação ganha ainda mais relevância. “Esse evento visa contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como trabalhar a festividade e a sergipanidade. A Marinete foi muito importante, porque nenhuma criança tinha visto ou entrado em uma”, explica a supervisora do Programa Criança Feliz, Pollyana Kitawara.

Trata-se de um iniciativa complementar ao que é executado diariamente no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, que acompanha 100 famílias no bairro de mesmo nome.

“A gente faz esses passeios para tirar um pouco da rotina, e eles ficam muito alegres. É forma também de trabalhar um vínculo maior entre o cuidador e a criança”, aponta uma das visitadoras do Programa Criança Feliz, Maiara Cruz.

A dona de casa Priscila Conceição, mãe de Isadora Conceição, de 1 ano e 20 dias, que entrou no programa com 8 meses, reconhece a ação como marcante. “É algo que vai ficar eternizado na memória dela no futuro, com todas as fotos, selfies. É muito bom, um São João diferenciado. O programa é importante e tem uma troca constante entre as mães e filhos e monitores”, diz.

É a mesma sensação da estudante Bruna Jeane Santos Bonfim, mãe de Estevão Mateus Santos, de 1 ano e 5 meses, que é acompanhado pelo PCF desde que nasceu. Ela ressalta ainda o quanto participar do programa a fortalece. “É bom, porque na comunidade onde a gente mora é difícil de acontecer. Quando a gente tem a oportunidade tem que agarrar e tem sido ótimo, maravilhoso. O projeto tem me ajudado bastante, com as reuniões sobre a autoestima, e o apoio”.