Prefeitura oferta novas turmas da oficina de Manipulação de Alimentos

Formação para o Trabalho
15/06/2022 15h06

Prosseguindo com a qualificação dos comerciantes e ambulantes que pretendem trabalhar nos festejos juninos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), ofertou três novas turmas da oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos (8h), realizada em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Escola do Legislativo de Sergipe (Elese).

As turmas aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de junho, no auditório da Elese, situado no Centro, no auditório do Centro de Criatividade, localizado no bairro Suíssa, e no auditório da Fundat, Centro, respectivamente. Essa capacitação certifica os comerciantes e ambulantes tornando-os aptos para vender e manusear alimentos e bebidas corretamente nos eventos juninos, além de regularizá-los mediante a Vigilância Sanitária. Para isso, conta com um conteúdo direcionado à higienização e conservação dos produtos alimentícios, entre outras orientações.

A oferta de mais turmas neste segmento foi resultado da grande procura dos cidadãos que planejam gerar renda extra atuando nos festejos juninos, a exemplo daqueles que foram sorteados para trabalhar no Forró Caju, que inicia no dia 23 de junho.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, acredita que essa é uma forma de potencializar e instruir o comerciante a como melhorar o seu produto para o cliente.

“A oficina possui um conteúdo rico em conhecimento que dá instruções para os ambulantes melhorarem o seu negócio e o seu produto. A nossa meta é sempre buscar maneiras de capacitar esses profissionais que atuam nas festas da capital”, afirma Edivaneide. 

De acordo com a diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna Resende, a qualificação dos ambulantes se torna fundamental para o conhecimento profissional e para a saúde tanto do cliente como do comerciante.

“Tivemos que abrir mais turmas porque a procura foi grande, isso é positivo, pois os ambulantes estão buscando se qualificar e aprender sobre como apresentar o seu produto para o cliente de maneira higienizada. Além disso, aqueles que concluíram a oficina receberam o certificado que é válido por dois anos”, explica Sandra.

Gerando renda

A comerciante Hortência dos Santos, de 55 anos, atua no ramo alimentício há muitos anos. Não é de hoje que ela vende bebida alcoólica em festas. Ela conta que a oficina ajuda bastante a ampliar e aprimorar os seus conhecimentos ao manusear o seu produto durante as vendas.

“Da mesma forma que eu vendo, eu também consumo, por isso acho que essa oficina é necessária para sabermos higienizar corretamente porque é uma forma de proteger as pessoas”, declara Hortência.

Para a comerciante Acácia Oliveira, de 45 anos, que vende comidas típicas, essa retomada dos eventos grandes na capital tem deixado ela esperançosa para obter um bom resultado nas vendas.

“A expectativa para trabalhar está alta durante essas festas juninas porque depois de dois anos praticamente parada pretendo vender bastante. A oficina traz um conhecimento primordial para quem trabalha com comida, pois precisa ser tudo limpo e bem feito para o cliente. Me preocupo muito com isso porque é de onde vem a minha renda”, relata a ambulante.