Controladoria participa de treinamento ofertado pela Fazenda

Controladoria Geral do Município
15/06/2022 17h19

Nesta quarta-feira, 15, os servidores envolvidos na área técnica da Controladoria Geral do Município (CGM) participaram de um treinamento realizado pela Secretaria da Fazenda, em parceria com a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão. O encontro aconteceu no auditório da Semfaz, e teve como objetivo apresentar as novas funcionalidades dos sistemas para que se possa trabalhar de forma consistente e com foco na consolidação das informações da contabilidade geral do município.

Tais funcionalidades estão previstas no Decreto Federal nº. 10.540, de 5 de novembro de 2020, que “dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle”.

O responsável pela capacitação e coordenador de Controle e Gestão de Sistemas (COGESIS), da Semfaz, Marcos Dias, explica que este decreto prevê obrigatoriedades, dentro dos entes públicos, de realizar implementação e integração entre os sistemas, tanto do Executivo quanto do Legislativo.

Ainda de acordo com ele, “estamos preparando os servidores para operacionalizar essas novas funcionalidades, entender sobre as  integrações dos sistemas e treiná-los para que consigam adaptar os mecanismos de auditoria e conhecer as necessidades e ajustes que precisam ser feitos para o acompanhamento e fiscalização da Controladoria, que vem a ser o órgão central de controle interno do poder executivo municipal”.

A diretora do Departamento de Auditoria da CGM, Fernanda Lima, acredita que a capacitação contínua do corpo técnico da CGM é de extrema importância para o exercício efetivo das atividades de controle interno, pois “confere aos servidores maior segurança para operacionalização das ferramentas disponíveis, possibilitando o acompanhamento em tempo real das atividades dos órgãos da Administração Direta e Indireta do município, com a coleta de dados consolidados que subsidiam os trabalhos desta casa de Controle Interno”, pontua.

Para o servidor da CGM, Fagner Nascimento, a reunião foi importante para esclarecer alguns pontos e compartilhar conhecimento na operacionalização das novas funcionalidades do sistema. Essa troca de experiência entre os servidores é importante para otimizar os resultados. As novas funcionalidades vão subsidiar, principalmente, os trabalhos de auditoria e consequentemente melhorar o fluxo do nosso trabalho”, ressalta.

Módulos

O treinamento está previsto para acontecer em três módulos. Os próximos encontros irão tratar ainda sobre Aracaju Compras (assunto abordado no dia de hoje), Sagres e Contabilis, e estão agendados para os dias 22 e 27 de junho.