Com foco no pedagógico, Emef Ágape se destaca com o maior Ideb da rede municipal

Educação
15/06/2022 17h46

Tradicional no bairro Siqueira Campos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)Ágape, localizada na rua Espírito Santo, ostenta há mais de uma década o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de toda a rede municipal de ensino de Aracaju. Com foco no trabalho pedagógico, a unidade se destaca no nível de aprendizado dos estudantes. 

A coordenadora pedagógica da Emef, professora Rita Luzia Sulz Ribeiro, está há seis anos no cargo e conta que o trabalho do dia a dia é o que mantém a unidade escolar como referência entre as escolas da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

"O desafio é manter e melhorar este nível. Trabalhamos o dia a dia da escola. Temos muito cuidado com essas inovações para não nos perdermos no meio de tantas teorias e evoluções, tentamos achar um meio termo que contemple nossos alunos. Vamos observando as diferenças, características e formas de aprendizado e de ensino de cada um. Somos uma escola e temos um planejamento pedagógico, mas precisamos respeitar as individualidades, se trabalha o coletivo e o individual, tanto do professor quanto do aluno", explica Rita. 

Com uma nota de 6,2 no último Ideb, a Emef Ágape se consolidou como detentora da maior nota da rede desde 2011. Segundo a coordenadora pedagógica, o respeito à individualidades é um dos diferenciais que permitem este resultado.

"Não dá para se construir uma educação sem respeitar as individualidades, embora tenha que se dar prioridade ao coletivo, é preciso observar que determinada turma rende mais de tal forma, enquanto outra rende mais de outra maneira, pois cada turma responde de modo diferente aos estímulos que recebe", revela a coordenadora. 

"Nosso planejamento não é rígido nem engessado, cada professor vai desenvolver de acordo com o que consegue em sua turma e sendo acompanhados. Temos uma equipe de professores muito comprometida e competente. Queremos fornecer um ensino de qualidade, que nossos alunos saiam daqui com o mínimo necessário para se darem bem em outras escolas, sejam elas públicas ou particulares", complementa. 

A equipe de docentes da Emef Ágape conta, atualmente, com 12 professores polivalentes e aproximadamente 270 alunos, que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). De acordo com a diretora da Emef, Deisevania dos Santos, o apoio mútuo entre toda a equipe escolar culmina no bom desempenho no Ideb.

"Todos estamos de mãos dadas. Se algum professor tem uma dificuldade, estou aqui para ajudar. Os professores são unidos, trocam bastante ideia.  Existe um compromisso com o aprendizado do aluno, quando percebemos uma dificuldade, chamamos os pais, conversamos com a criança, com a família. Fazemos o possível para melhorar o desempenho", conta Deisevania.

"Como a escola já estava em um trabalho crescente, lutamos para que isso se mantivesse e fosse sempre melhorando. Não é algo que trabalhamos pensando apenas em aumentar o Ideb, é algo que é construído no dia a dia.  É um trabalho de conversa, de orientação com os alunos, tanto da gestão como dos professores. Como somos uma escola relativamente pequena, conhecemos os alunos de perto. Quando temos alguma necessidade, não hesitamos em chamar a família, pois este é um trabalho feito em conjunto", completa Deisevania.

Educaju

Segundo a coordenação pedagógica, neste ano letivo de 2022, o primeiro totalmente presencial depois da pandemia, o foco da escola será em leitura e em matemática. Para este objetivo, a escola conta com o apoio dos cadernos do programa Educaju, da Semed. 

"Os professores e eu amamos esse material do Educaju. Testamos e vimos que é um material maravilhoso, o básico que todo aluno precisa. Não tem nada que esteja fora da realidade dos estudantes”, destacou a coordenadora Rita.