Assistência Social Presente: Robalo é o sexto bairro atendido pelo projeto

Assistência Social e Cidadania
15/06/2022 17h56

Os moradores do bairro Robalo, receberam, nesta quarta-feira, 15, a visita do projeto “Assistência Social Presente”, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que leva aos bairros em situação de vulnerabilidade da capital sergipana serviços socioassistenciais dentro de um ônibus equipado com escritórios. Este é o sexto atendimento realizado pelo projeto dentro da antiga Zona de Expansão. Os atendimentos foram realizados no salão paroquial da Igreja Santa Terezinha, localizada na rodovia dos Náufragos. 

São ofertados serviços, programas e projetos promovidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), das Políticas de Habitação e de Transferência de Renda, além do veículo ser utilizado para ações e trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a Coordenadora de Políticas Transferência de Renda da capital, Yolanda Oliveira, já foram atendidos mais de 500 famílias na região. Dentre os serviços mais procurados, estão atualização e inserção de novas famílias no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta que dá acesso a benefícios sociais do governo federal.

“É a sexta vez que viemos para a antiga Zona de Expansão, pois entendemos ser uma área que necessita do nosso atendimento. Até o momento, já foram 500 famílias atendidas, entre moradoras da Areia Branca, São José, Mosqueiro e Robalo. Identificamos que muitas famílias precisavam atualizar seus cadastros como também fazer novas inserções, para que continuem tendo acesso aos programas sociais, principalmente o Auxílio Brasil. Esse projeto vem para auxiliá-los nesse sentido, fazendo com que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos socioassistenciais garantidos”, destacou a coordenadora.

A doméstica Givanilde de Oliveira é moradora do bairro Robalo e contou como a visita do ônibus facilitou a sua vida e de toda a sua família. Ela fez a atualização do Cadastro Único e buscou informações para ter acesso a um benefício.

“Achei esse projeto muito bom. Antes, teria que ir até o Cras do Augusto Franco para atualizar o cadastro e isso agilizou muito meu atendimento. Vim realizar o CadÚnico e também receber informações para saber se tenho direito a receber cesta básica. Foi tudo bastante rápido. Fiquei sabendo através de uma vizinha e resolvi adiantar esse procedimento por aqui”, conta Givanilde.

A dona de casa Patrícia Lima estava com dificuldades para ir até o Cras e realizar o cadastramento. Com a chegada do ônibus, suas dúvidas e o processo de cadastro foram resolvidos com brevidade.

“O atendimento foi ótimo e economizou muito meu tempo. Ontem escutei o carro anunciando que iria ter o atendimento, então vim para realizar o Cadastro para receber o Auxilio Brasil”, ressalta Patrícia.

Para a dona de casa Rejane Santos Rodrigues, a chegada do ônibus em seu bairro foi uma surpresa e ao saber da visita, aproveitou para atualizar seu CadÚnico e buscar informações sobre os serviços socioassistenciais.

“Para mim foi ótimo. Não sabia sobre a existência desse ônibus. O atendimento foi bem rápido. Esse projeto nos ajuda bastante aqui no bairro porque não precisamos nos deslocar para o Augusto Franco, principalmente para nós, donas de casa”, observa a dona de casa.

Apoio

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para garantir a segurança da população e dos trabalhadores e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para organização do trânsito.