Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuva moderada nas próximas 48h

Defesa Civil
19/06/2022 17h56

No final da tarde deste domingo, 19, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu um novo alerta de chuva moderada para as próximas 48h. A previsão, confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi encaminhada à população através do Serviço de Alerta SMS 40199, para que redobre o estado de observação, especialmente em áreas de risco.

Com a perspectiva de precipitações, as equipes que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju reforçam as medidas preventivas e mantêm atenção, para realizar rápido atendimento à população, caso haja a necessidade.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Silvio Prado, reforça que há monitoramento frequente em áreas de risco e atenção redobrada em ocasião de chuvas, para redução do tempo de resposta aos chamados que possam ser registrados través do serviço emergencial 199, em funcionamento 24h.

"Todas as equipes da gestão municipal estão preparadas para atuar de forma integrada e coordenada, no menor tempo de resposta possível, caso haja a necessidade. Diante de sinais de anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil, para que seja realizada a avaliação de risco, com a adoção das medidas necessárias ", frisa o secretário.

Os cidadãos devem estar atentos à inclinação de árvores e postes, especialmente em regiões de encostas, assim como devem observar o aparecimento de rachaduras ou afundamento de solo, nas residências. A Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, pelo número 199, caso alguma situação de possível risco seja identificada.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.