Centro Cultural de Aracaju oferece mostra sobre História dos Festejos Juninos

Cultura
20/06/2022 11h21

Com a semana recheada de eventos para a época junina, o Centro Cultural de Aracaju (CCA), administrado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), não ficou de fora e preparou a mostra “História dos Festejos Juninos”, disponível para a visitação dos que desejam saber mais sobre esse período. A visitação é gratuita e vai até o dia 30 deste mês.

A mostra faz parte do acervo histórico do CCA, o qual traz a origem das quadrilhas juninas; dos Santos, comemorados nesta época; e das músicas juninas, como o Forró, considerado patrimônio imaterial nacional pela Instituto do Patrimônio Hisórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Segundo a coordenadora geral do Centro Cultural, Thaís Carvalho, a exposição é uma grande oportunidade para a população conhecer sobre a tradição junina e sua contribuição cultural para Sergipe. 

“A mostra traz sobre todas as tradições que fazem parte deste período, como a fartura de comidas típicas, o período de colheita; os santos padroeiros do mês, o São João e Santo Antônio; a celebração das danças, até as crendices e superstições. É uma exposição que mostra o festejo junino, que é tão encantador na nossa região”, comenta Thaís.

A mostra do ciclo junino soma-se, também, ao Circuito Folclórico Sergipano, realizado na Praça General Valadão, a partir desta segunda, 20, até a quinta, 23. O Circuito conta com feira de comidas típicas, cortejos folclóricos e apresentações de trios pé de serra e quadrilhas juninas. O evento faz parte da programação do Forró Caju 2022.