Assistência Social recebe doação de computadores do MPSE

Assistência Social e Cidadania
20/06/2022 17h04

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 20, doação de 18 computadores feita pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) em seu prédio administrativo, situado no bairro Capucho, que serão destinados aos equipamentos socioassistenciais da Proteção Social Especial (PSE) de Média e Alta Complexidade da capital sergipana.

De acordo com o coordenador da PSE da Assistência Social do Município, Edilberto Filho, os equipamentos serão distribuídos entre os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Casas Lares e Repúblicas, unidades para acolhimentos institucionais onde meninos e meninas são assistidos pelo Município.

“Serão utilizados nas unidades de atendimento direto por profissionais e jovens egressos do sistema de proteção municipal. Uma satisfação muito grande em receber esses equipamentos e dizer que temos a responsabilidade e a prestação de serviços com decência possibilitando a otimização dos atendimentos e auxiliando na realização de atividades socioeducativas. Uma parceria de suma importância firmada com um órgão fundamental para garantir, a partir desta cessão, uma melhor condição de atendimento às nossas crianças e adolescentes do município de Aracaju”, destaca. 

Para o procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, as parcerias firmadas entre o órgão do judiciário, instituições governamentais e do terceiro setor que compõem a rede de proteção à infância e à juventude é uma missão constitucional que precisa ser tratada de forma prioritária e absoluta.

“O Ministério Público tem por obrigação constitucional defender, dando proteção integral e absoluta, à criança e ao adolescente. Isso se desemboca na atuação das Promotorias de Justiça. São parcerias como essas que acrescentam ao trabalho feito em sua expressiva maioria em ações judiciais, mas que precisam ser complementadas com programas e medidas extrajudiciais como estas, procurando dar condições materiais na prestação de um serviço de qualidade no sentido de complementar a formação cidadã de crianças e adolescentes”, esclarece Manoel. 

Em setembro do ano de 2020, os Abrigos Sorriso e Caçula Barreto também receberam doações de nove computadores, por meio da parceria firmada entre o MPSE e Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), destinados ao desenvolvimento de projetos de inclusão digital, pesquisa e aprendizagem profissional de jovens e adolescentes da cidade.

Para a promotora de Justiça da Infância e Adolescência de Aracaju, Lilian Carvalho, é preciso manter um diálogo e uma articulação institucional para garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Foi um pedido que fizemos ao doutor Manoel Cabral, que foi sensível em atender ao nosso pedido de destinação aos equipamentos. Além de cumprirmos o nosso papel de acompanhamento e fiscalização dos serviços, buscamos fazer essas destinações de reparação de danos sociais para auxiliar as equipes que atuam na ponta, bem como os adolescentes que estão como Jovem Aprendiz, para que façam seus cursos de especialização e atividades. O nosso foco é dar atenção da melhor forma possível, com dignidade, as pessoas que são atendidas pelos serviços de acolhimento do Município”, frisa Lilian.

Presenças

Representando a Secretaria Municipal da Assistência Social, estiveram presentes o coordenador da Proteção Social Especial, Edilberto Filho; a gerente da Alta Complexidade, Monique Tayanine Cruz; e a referência técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social, Margareth Rodrigues. Além do Procurador-Geral de Justiça Manoel Cabral Machado Neto, participaram do ato a promotora de justiça da Infância e Adolescência de Aracaju, Lilian Carvalho; e Nilzir Soares Vieira Júnior, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.