Academia da Cidade: Prefeitura abre inscrições para polo do Bairro Industrial

Saúde
20/06/2022 17h18

Nesta semana, foi aberto o cadastro para o retorno das aulas presenciais do polo da Academia da Cidade (PAC) do Bairro Industrial. As aulas começarão dia 27 e, para efetuar o vínculo, é preciso apresentar algum documento com foto, como o RG, cartão SUS, número do prontuário eletrônico e comprovante de residência.

Com essa reabertura, 11 polos retornam a oferta das aulas presenciais. São eles: Santa Maria, Sol Nascente, América, Augusto Franco, Maracaju, Castelo Branco, Santos Dumont, Bugio, Centro de Criatividade, Industrial e Luzia. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e das 15h30 às 17h30.

“Antes de se cadastrar, o usuário passa por uma anamnese, com foco na avaliação das condições da saúde do usuário. Caso não haja restrições, a pessoa está automaticamente apta a iniciar as atividades. Porém, caso seja detectado algum problema de saúde, o usuário é encaminhado para sua unidade básica [UBS] de reerencia”, explica a coordenadora do PAC, Aline Guimarães.

No início deste ano, o Programa contava com 483 usuários ativos. Agora, já são 816 usuários participantes, número que deve aumentar ainda mais com a retomada das aulas no polo do Bairro Industrial. As aulas são ofertadas durante todo o ano e contribuem para a redução de indicadores em saúde para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e sobrepeso. 

Atividades especiais

Neste mês, os polos do PAC estão organizando atividades especiais com os usuários cadastrados a fim de aumentar o engajamento e a interação entre o cidadão e o serviço. As aulas temáticas misturam danças e coreografias juninas com os exercícios já conhecidos.

“Essas aulas ajudam a manter a adesão dos nossos alunos, pois se cria um senso de grupo muito forte, não somente entre eles, mas com nossos profissionais também. O foco é garantir que os exercícios sejam feitos, mas adaptando as danças e manifestações culturais nordestinas, tão marcantes e celebradas nessa época do ano”, reforça Aline.

Clube de corrida

O PAC também oferece o Clube de Corrida, que é um treinamento específico para quem quer iniciar ou já é iniciado na prática da corrida e quer aumentar o rendimento.

O clube é sediado nos polos do Bugio e do Centro de Criatividade, e a modalidade consiste em circuitos de treinamento preparatório para a corrida e exige resistência muscular, coordenação e preparação cardiorrespiratória.

No Polo do Bugio, as aulas do Clube acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h; e, no polo do Centro de Criatividade, as aulas são às terças e sextas-feiras, das 16h30 às 17h30.