Guarda Municipal de Aracaju realiza campanha de doação de sangue

Guarda Municipal
20/06/2022 18h58

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nesta segunda-feira, 20, uma nova edição de sua campanha de doação de sangue e plaquetas. A ação faz parte do cronograma de ações de cunho social desenvolvido no decorrer de todo o ano.

Tradicionalmente, no mês de junho, há uma demanda maior de sangue nos hospitais públicos e particulares, havendo a necessidade de se aumentar o quantitativo de doadores nesse período. Ciente de seu papel social, a Guarda Municipal mobiliza e incentiva seus guardiões a participarem desse ato de solidariedade.

"Este é um mês de festa, mas tentamos transformar, também, em um mês de solidariedade e altruísmo. Desenvolvemos até o dia 10 a campanha do agasalho e, agora, essa campanha que ajuda a abastecer o banco de sangue do hemocentro de Sergipe. Motivamos e incentivamos nossos colaboradores a abraçarem essa causa que impacta diretamente para que vidas sejam salvas", destaca o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Parceiro de longa data do Hemocentro de Sergipe, a GMA realiza pelo menos duas campanhas de doação de sangue por ano, além de fomentar entre os guardas municipais a doação de plaquetas e o cadastramento de doadores de medula óssea.

De acordo com Rosângela Cruz, assessora de comunicação da Fundação de Saúde Parreiras Horta, essa parceria é fundamental para a manutenção dos estoques de sangue do Hemose. "As parcerias com empresas e instituições são fundamentais para a manutenção dos estoques de sangue do Hemose, especialmente em períodos festivos e feriados prolongados. A Guarda Municipal de Aracaju é um parceiro fidelizado. É gratificante vermos a disposição de mulheres e homens de vários grupamentos que se organizam para apoiar o hemocentro de Sergipe na missão de salvar vidas", enfatiza.

O guarda municipal Jair Barros é doador sistemático há alguns anos e apoia a iniciativa da corporação em realizar uma campanha tão abrangente entre seus colaboradores. "É importante manter o banco de sangue abastecido por conta das necessidades das pessoas que passarão por cirurgias ou vítimas de acidentes. É sabido que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, dessa forma, essa campanha desenvolvida pela Guarda Municipal é louvável e nos motiva para que sejamos doadores constantes, fazendo dessa atitude um hábito", afirma Barros.