Prefeitura constrói novo Creas no bairro 17 de Março

Obras e Urbanização
21/06/2022 12h30

Com o intuito de consolidar um polo de acolhimento e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a construção de um novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), no bairro 17 de Março.

Recém-iniciada, a obra está focada nos primeiros serviços, como escavação de fundações, implantação de ferragens, concretagem e gabarito dos pilares, além da limpeza do terreno em que o prédio será construído.

"A unidade será uma referência importante para os moradores da região, uma vez que ofertará, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, será feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas", afirma o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari

Ainda conforme Ferrari, o trabalho intersetorial da Prefeitura salva vidas.

“Estamos construindo o novo prédio e, quando estiver pronto, será entregue à Assistência Social. A partir daí, toda a comunidade daquela região poderá ser atendida e inserida em políticas públicas de proteção. Este trabalho, feito por diversas equipes, dos engenheiros e dos trabalhadores da obra, aos profissionais ligados à assistência social, é transformador. O novo Creas terá um impacto positivo muito forte para quem vive naquela região, e os exemplos das outras unidades do município mostram isso”, frisa o presidente da Emurb.

Para realizar a obra, foi necessário um investimento de R$ 924.791,52, oriundo de financiamento da Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O prédio, que será erguido em uma área de 318,95 m², contará com recepção, salas de atendimento familiar e atendimento individual, sala multiuso, almoxarifado, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, depósito, despensa, área de serviço, sala de administração, área de vivência, copa, jardim, área de circulação e acessibilidade, com rampas e pisos táteis.

Onde encontrar

Os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, com funcionamento no horário do almoço. Confira, abaixo, os endereços das unidades e seus respectivos bairros de atendimento:

- Creas Maria Pureza (Inácio Barbosa, São Conrado, Luzia, 17 de Março, Farolândia, Mosqueiro (Robalo e Areia Branca), Aeroporto, Coroa do Meio, Atalaia, Santa Maria): avenida Paulo VI, 160, bairro Inácio Barbosa. Tel: (79) 3179-1366; e-mail: creas.mariapureza@aracaju.se.gov.br;

- Creas Viver Legal (Ponto Novo, Jabotiana (Sol Nascente, JK e Santa Lúcia), Aloque, Suíssa, Grageru, Jardins, Salgado Filho, 13 de Julho, São José, Pereira Lobo, América, Novo Paraíso, José Conrado de Araújo, Siqueira Campos, Cirurgia, Getúlio Vargas, Centro): Av. São João Batista, S/N, bairro Ponto Novo. Tel: (79) 3259-2990; E-mail: creas.viverlegal@aracaju.se.gov.br;

- Creas São João de Deus (Porto Dantas, Coqueiral, Cidade Nova (Alto da Jaqueira, Getimana e Japãozinho), 18 do Forte, Palestina): Rua São João, S/N, Bairro Santo Antônio. Tel: (79) 3179-3470; E-mail: creas.saojoaodeus@aracaju.se.gov.br;

- Creas Profº. Gonçalo Rollemberg Leite (Lamarão, Soledade, Santos Dumont (Almirante Tamandaré), Bugio, Veneza, Jardim Centenário (Matadouro, Olaria (São Carlos), Capucho): Rua Alagoas, 2.051, Bairro São José Conrado de Araújo; Tel: (79) 3179-2244; E-mail: creas.goncalorollemberg@aracaju.se.gov.br.