Formadores do Educaju trocam experiências com profissionais de outras redes

Educação
21/06/2022 15h28

Para cumprir com o objetivo do programa Educaju, que é fortalecer a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju também oferta formação específica para professores e coordenadores pedagógicos. Nesta terça-feira, 21, os técnicos que atuam nesta formação puderam trocar experiências com formadores de outras redes de ensino em que programa também é executado.

O encontro de formadores aconteceu durante toda esta terça e contou com a presença dos profissionais atuantes nas redes de ensino de São Cristóvão, em Sergipe, e Maceió, no Estado de Alagoas. O Educaju, nome adotado na capital sergipana para o programa Educar Pra Valer, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Associação Bem Comum (ABC). 

“É uma alegria muito grande para o município de Aracaju, representado pela Semed, receber em sua estrutura esse encontro intermunicipal de formadores do programa Educar Pra Valer, que no município de Aracaju é denominado de Educaju. O tripé da formação continuada na rede municipal tem dado grandes resultados no desenvolvimento das ações do Educaju, e essa troca de experiências com outras redes, que também adotam o mesmo programa, possibilita que aprimore mos, cada vez mais, nosso processo de formação continuada,” destaca o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.

O encontro foi realizado no espaço do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe) e teve como objetivo fortalecer as práticas formativas municipais a partir da análise de resultados de aprendizagem, planejamento e execução das formações de professores. Além disso, o encontro também serviu para a troca de experiências entre as equipes de formação dos três municípios. 

“O que estamos vivendo, hoje, é um encontro de formadores de Aracaju, São Cristóvão e Maceió, que estão reunidos com o apoio da associação Bem Comum, do programa Educar pra Valer, para fazer um intercâmbio e trocar experiências. São redes comprometidas com a política de formação e estão transformando suas formações em mais contextualizadas, o que é um grande desafio. Ter três municípios aqui, extremamente  comprometidos com a Educação, faz com que todas essas redes ganhem mais qualidades para seu trabalho, para enfrentar os desafios que temos para resolver, principalmente no contexto pós-pandemia. Nada melhor do que se fortalecer com companheiros com realidades próximas e desafios similares", ressalta o coordenador do programa Educar Pra Valer, Fernando Ronny.

Na capital alagoana, o programa se denomina Alfabetiza Maceió e a coordenadora da formação, Izabel Melo, esteve presente no encontro. 

"Estamos, hoje, aqui, para a primeira formação presencial, pois todas as anteriores foram online. É um momento de troca muito grande, de integração e de experiência. São nove participantes do município de Maceió e estamos muito felizes por participar desse momento", pontua Izabel. 

O encontro também foi importante para os formadores da rede municipal de São Cristóvão, na Grande Aracaju. De acordo com a coordenadora de formação da rede, Analine Soares, o encontro já estava sendo aguardado como uma troca de conhecimentos.

"Estávamos aguardando esse momento com muita expectativa, pois queríamos compartilhar e ouvir dos nossos colegas como está sendo a construção desse novo programa. Esse encontro traz novas perspectivas para o compartilhamento de ideias, estamos com a mente aberta para absorver tudo e colocar em prática, agarrando a oportunidade para que esse projeto venha a dar certo", afirma Analine.