Forró Caju 2022: Circuito Folclórico Sergipano anima aracajuanos e turistas

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2022 18h30

Os aracajuanos e turistas que passaram pelo Centro da capital na tarde desta terça-feira, 21, puderam sentir a força da cultura nordestina a partir das apresentações artísticas do segundo dia da programação do Circuito Folclórico Junino, uma das novidades da programação do Forró Caju 2022, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju.

O projeto diz respeito a um cortejo e apresentações de grupos pé de serra, quadrilhas e outras manifestações culturais tradicionais nordestinas e seguirá até a próxima quinta-feira, dia 23, quando será iniciada a programação principal do Forró Caju 2022 na Praça de Eventos Hilton Lopes.

“No seu segundo dia, eu posso dizer, sem medo de errar, que o projeto Circuito Folclórico é vitorioso. Está aqui o público aplaudindo um cortejo de grupos folclóricos, trios pé de serra, artistas locais, retomando a alegria de fazer um grande São João e São Pedro e viver o melhor do clima junino em Sergipe”, explica o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

O trajeto engloba o calçadão da rua João Pessoa, chamando a atenção de quem está no comércio, como é o caso de Íris Pereira. “O cortejo é bom para animar e reviver essas tradições que estavam paradas nestes dois anos. Me pegou de surpresa, estou gostando bastante da programação junina da cidade”, diz.  

As apresentações acontecem de forma paralela às do São João na Praça, um projeto executado pela Prefeitura em parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), também na praça General Valadão.

“Eu estou muito feliz da gente retomar, após a pandemia, a celebração da nossa cultura nordestina e o forró sergipano. Eu vim especialmente para ver a quadrilha ‘Peneirou Xerém'. A Praça é tranquila e a Prefeitura está fazendo um bom trabalho ao recuperar a cultura. Convido todo mundo para a praça General Valadão”, aponta Roberta Lima Brito.

Iniciado na segunda-feira, 20, como uma espécie de “abre alas” para o Forró Caju 2022, a iniciativa tem feito sucesso também com quem vem de outras localidades, como Adailton Figueiredo, que veio de Salvador, Bahia, aproveitar o período de festividades juninas na capital sergipana.

“Eu cheguei hoje a tarde e já estou vindo para um forró aqui na cidade. Fico até segunda-feira da próxima semana e vou curtir bastante”, ressalta.