Camarote da Acessibilidade garante inclusão durante o Forró Caju 2022

Assistência Social e Cidadania
22/06/2022 15h44

Para garantir a inclusão social de pessoas com deficiência (PcDs) no Forró Caju deste ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência social, disponibilizará, durante os seis dias de festa, o Camarote da Acessibilidade, que dará acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em uma área privilegiada, para curtir a noite de shows em um espaço que oferece segurança, comodidade e acessibilidade.

Para conferir os últimos detalhes da instalação e infraestrutura do espaço, na manhã desta quarta-feira, 22, as secretarias municipais da Assistência Social e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) foram até a praça de eventos Hilton Lopes, local onde acontecerá o evento, para garantir a acessibilidade e segurança aos usuários.

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana, a capacidade máxima, por dia, é 80 pessoas, ou seja, 40 PcDs e 40 acompanhantes. O Camarote também vai dispor de profissionais do Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro DIA) e técnicos de referência da Proteção Social Especial.

“Ao longo dos anos, o Camarote vem se aprimorando, oferecendo uma melhor estrutura ao público que ganha com um espaço reservado, acessível, com conforto, segurança, banheiros adaptados e todo aparato dos profissionais da Secretaria para dar apoio a essas pessoas e suas famílias. Ficamos muito felizes em poder proporcionar esse espaço que dará maior visibilidade aos shows”, explica Simone.

A área exclusiva é adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

O presidente do CMDPcD de Aracaju, Roque Hudson da Fonseca, possui deficiência visual e entende a importância do espaço no maior evento junino da capital sergipana.

“É de grande construtividade para nós, pessoas com deficiência, que buscamos suprir nossos direitos através do gestor público, do prefeito Edvaldo Nogueira, que volta seu olhar às pessoas com deficiência, promovendo a diversão e o lazer nesses dias de festa, com infraestrutura e apoio no Camarote da Acessibilidade. É de importância salutar que a pessoa com deficiência venha para o Forró Caju, para o Camarote da Acessibilidade, para que possamos aproveitar os dias de lazer. Sairemos daqui com a certeza de que o gestor público está olhando por nós e continuará nos dando a capacidade de transitar livre e com todos os direitos supridos na sociedade como um todo”, considera Roque. 

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a vistoria foi realizada pela equipe técnica da pasta que constatou a segurança da infraestrutura do Camarote da Acessibilidade. “Existem responsáveis técnicos que garantem a integridade do espaço. Em nossa vistoria, foi observado que alguns detalhes necessitam de correções que porventura, já estão sendo sanados. Constatamos que a estrutura vai oferecer segurança aos usuários”, garante.

Na oportunidade, a educadora social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus, situado no bairro Santo Antônio, Edineide Bastos, pessoa cadeirante, acompanhou as equipes e circulou no espaço para conferir a infraestrutura. 

“Achei a estrutura boa, segura. Em relação à distância do palco, achei muito boa porque está próximo e facilita a nossa locomoção na hora da saída do evento”, observa Edineide.

Como acessar

Chegando ao Forró Caju, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir diretamente ao Camarote da Acessibilidade portando um documento que comprove a deficiência para o acesso ser liberado.