Forró Caju 2022: usuários aprovam estrutura do Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
25/06/2022 00h56

Nesta sexta-feira, 24, segunda noite do Forró Caju 2022, o Camarote da Acessibilidade, espaço realizado pela Prefeitura de Aracaju, gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), que promove comodidade, segurança e acessibilidade para as Pessoas com Deficiência (PcDs) e mobilidade reduzida, foi um sucesso.

Com capacidade máxima para 80 pessoas, entre 40 PcDs e 40 acompanhantes, o espaço, que é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), garante um evento inclusivo para todos os forrozeiros e forrozeiras.

O aposentado Alberto Souza de Jesus chegou cedo e garantiu seu espaço no Camarote da Acessibilidade a fim de assistir todos os shows da noite com mais conforto e comodidade. Cadeirante, ele diz que não perde uma edição do Forró Caju e sempre curte do Camarote. “Já frequento o Camarote da Acessibilidade, praticamente todos os anos estou aqui. Esse ano achei bem organizado, todos estão de parabéns. A distância do palco tá ótimo, uma visibilidade muito boa. Estão todos de parabéns mesmo”, afirmou

A secretária escolar aposentada Marcilene Moreira estava acompanhada do esposo e possui esclerose múltipla. Do Rio de Janeiro, o casal está em Sergipe a passeio e aproveitou para conhecer o Forró Caju, assistindo os shows da noite do Camarote da Acessibilidade. "Achei tudo muito organizado, muito bonito, as pessoas são muito educadas, solícitas com todos que estão aqui no camarote. Achei a visibilidade ótima, tudo muito bom. Gostei muito”, destacou.

Ronaldo Nascimento dos Santos é carpinteiro aposentado e possui uma lesão na coluna cervical. Acompanhado da esposa, esteve no Camarote da Acessibilidade para aproveitar melhor o Forró Caju. “Essa é a primeira vez que curto o Forró Caju desse espaço, nunca tinha participado e achei uma estrutura muito boa, gostei bastante. Ter um espaço como esse é muito importante pra gente. A gente curte com mais conforto”, disse.

O aposentado José Deboaldo dos Santos é deficiente físico e não perde um Forró Caju. Para ele, a estrutura do Camarote está melhor que os anos anteriores. “Sempre frequento o Camarote da Acessibilidade, acho um espaço ótimo, uma referência da Assistência Social para que a gente não fique no meio da multidão e ocorra um acidente. Achei a estrutura desse ano muito boa, melhor que os anos anteriores, a visibilidade está muito melhor e achei que tem mais espaço”, concluiu.

Como acessar?

Para acessar o Camarote da Acessibilidade, basta se dirigir ao espaço localizado à direita do Palco Luiz Gonzaga, na Praça Hilton Lopes, e apresentar algum documento de comprovação da deficiência. O espaço é aberto as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante todos os dias de festa.