Forró Caju 2022: público recebe orientações sobre violência contra mulheres

Assistência Social e Cidadania
25/06/2022 01h47

Diariamente, as mulheres estão submetidas a diversas situações que violam seus direitos. Preocupada em garantir a integridade física e moral deste público durante o maior evento junino da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, atua no Forró Caju 2022, por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), vinculada à Diretoria de Direitos Humanos (DDH).

O órgão integra o “Estande dos Direitos Humanos”, um espaço exclusivo para o recebimento de situações de violações de direito que podem ocorrer durante a festa, como racismo, racismo religioso, LGBTQIfobia, trabalho infantil, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, crianças desacompanhadas, e de desrespeito e violência contra mulheres e pessoas com deficiência.

De acordo com a coordenadora de Políticas para Mulheres do município, Edlaine Sena, a presença da pasta potencializa um dos serviços socioassistenciais ofertados durante o Forró Caju deste ano àquelas que necessitam de acolhimento.

“Nos somamos à força-tarefa, através de orientações, estando à disposição caso alguma mulher se sinta ameaçada ou desprotegida durante a festa, além de fortalecê-la para fazer a denúncia. A depender das situações, asseguramos o acompanhamento de volta para a sua casa ou ao efetuar a denúncia. Garantiremos esse suporte durante os seis dias da festa. Reforço ainda a campanha de importunação sexual que muitos municípios aderiram e em Aracaju não seria diferente. Aproveito o ensejo para fazer um alerta aos homens que não forcem a barra, não excedam os limites, para assim, garantirmos o respeito e a dignidade delas”, destacou.

Na oportunidade, também foram entregues panfletos da campanha “Respeita as ‘Minina’ na Festa Junina”, realizada em parceria com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE).  Para intesificar a segurança não apenas de mulheres, mas de todo o público, agentes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atuam no Forró Caju em postos elevados de observação, do patrulhamento ostensivo e na base de videomonitoramento.

A empreendedora Tamara Bispo  estava fazendo um trabalho extra em um estabelecimento quando foi abordada para receber orientações. “Uma iniciativa muito boa da Prefeitura porque sempre acontecem casos de assédio, importunação sexual, principalmente quando várias mulheres estão juntas, então é importante nos sentirmos segura, protegida ao chegar e sair da festa, sabendo que podemos contar com apoio da gestão”, disse.

O empresário Roberto dos Santos e sua esposa, a dona de casa Maria Franscisca dos Santos, estavam prestigiando os shows do palco Gerson Filho. Maria Franscisca relatou que sofreu importunação sexual um pouco antes da profissonal abordá-la. “Fui ao banheiro quando um homem agarrou o meu braço. Me senti muito mal e falei o que aconteceu ao meu esposo”, relatou.

Para Roberto dos Santos, a iniciativa da administração municipal é necessária.  “Por mais que haja organização, estamos sujeitos a esses acontecimentos e são coisas que constragem. É um trabalho muito importante porque o homem e a mulher não são propriedade de ninguém. Temos que saber o nosso lugar porque podem existir diferentes reações. Aprovo a iniciativa. Independente de ser homem ou mulher, todos têm o direito de circular do jeito que quiserem. O respeito tem que vir em primeiro lugar”, ressaltou

Como proceder

Caso uma mulher que esteja na festa sofra ou presencie algum tipo de violação dos seus direitos humanos, poderá efetuar a denúncia no Estande, aos profissionais identificados distribuídos pela festa ou por meio de um número de telefone (79) 98102-5822, disponível para ligações e whatsapp.