Forró Caju 2022: atrações do palco Gerson Filho aninam forrozeiros

Cultura
27/06/2022 01h42

Na quarta noite de Forró Caju 2022, o bom forró tradicional continuou animando o público no Palco Gerson Filho, neste domingo, 26, que recebeu nomes conhecidos do cenário artístico local que fizeram o público forrozear em mais um dia de programação voltada à valorização da cultura sergipana.

O Trio Siri na Lata, que começou em eventos familiares há mais de 20 anos, abriu a programação da quarta noite de atrações do Gerson Filho, esquentando os corpos prontos para dançar. O vocalista Glaudo Guimarães conta que a banda preparou um repertório com o que há de mais alegre para o público.

"É a segunda vez que estamos no Forró Caju, é um prazer para nós estarmos participando de uma festa tão importante para o cenário cultural da cidade. Combina com o espírito nordestino, de ressurgir das cinzas depois desse período que passamos sem festejos", declara Glaudo.

A quadrilha junina Assum Preto, realizou um espetáculo de coreografia e vibração com seus brincantes. Com o tema “Saudade do Meu São João”, o marcador Genicleudo Albuquerque explica que o intuito da história dançada pela quadrilha junina é reviver o São João do povo.

A linda história tocou Daniela Alves, de 28 anos, que esperou ansiosa pela apresentação. "É bonito de se ver o que a quadrilha faz, o que elas trazem para a gente, é muito inspirador saber que tem algo assim em Aracaju”, comenta Daniela.

Depois da bela apresentação da quadrilha junina, que deixou todos extasiados, os Pé de Cana continuaram as apresentações, com um show animado, cheio de brincadeiras e músicas autorais e releituras.

O cantor Bruno Moura agradeceu a oportunidade de estar novamente tocando no Forró Caju 2022, porém desta vez de forma presencial.

"Tocamos no Forró Caju em Casa, agora estamos nos apresentando presencialmente. É a alegria do artista, ver o público, ver a reação a cada música, a cada brincadeira, a cada gesto que você faz, você vê o público interagindo", conta Bruno.

Quem seguiu com a animação do palco foi Sergival, que, dos 57 anos de idade, 40 deles são dedicados à carreira musical. Já recebeu o troféu Gerson Filho e toca no Forró Caju há mais de 15 anos. 

"Comecei minha vida artística novinho, me dedicando à vida sergipana. O show de hoje é muito especial depois de dois anos de pandemia, as pessoas de casa e nós distantes delas. Eu espero a época junina o ano todo, pois temos a oportunidade de trocar energia com o público, de ver as pessoas dançando, felizes com a nossa cultura, com o nosso forró”, relata Sergival.

Núbia Faro subiu ao palco arrancando vários sorrisos e cantoria do público presente, com um repertório que homenageia Clemilda e Marinês. Com músicas que marcam a época junina, ela procura trazer ao público o que há de melhor no forró.

"É uma maravilha estar de volta, a gente se sente valorizado, útil, compondo essa programação. Eu me sinto grata e realizada. Vamos apresentar um trabalho um pouco diferente, meu projeto de forró faço uma homenagem a Clemilda e a Marinês, ou seja, o forró raiz", explica a cantora.

O Forró Cuscuz com Leite encerrou a noite, fazendo o povo curtir até a última música. Segundo os vocalistas Barbie Santhiago e Thiago Gomes, a festa desperta o que há de melhor nesta época. 

"Muito especial estar aqui, depois da pandemia, fazer nossa estreia no Forró Caju”, considera Barbie.

"A banda tem 25 anos de estrada, estamos há cinco anos à frente, então, a expectativa está a mil em poder tocar no Forró Caju", complementa Thiago.

Com a pausa de um dia, o próximo dia de festa do Forró Caju é na terça-feira, dia 28. As bandas que estarão presentes no palco Gerson Filho são Trio Baião de 3, Trio Os Três Moleques, Luiz Fontilelli, Joba Ralacoxa e Virgínia Fontes. A quadrilha junina Século XX também fará apresentação.