Prefeitura oferta capacitação no segmento da beleza na UQP do Santa Maria

Formação para o Trabalho
27/06/2022 14h02

Existem diversos bairros aracajuanos em que o fortalecimento do comércio local torna-se fundamental para o desenvolvimento econômico da comunidade, como é o caso do bairro Santa Maria. Com o intuito de contribuir com o fomento da economia na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está ofertando, no período matutino, o curso de Manicure e Pedicure (60h), na Unidade de Qualificação Profissional Santa Maria. 

A capacitação em Manicure e Pedicure faz parte do eixo Ambiente e Saúde, do portfólio de cursos e oficinas da Fundat, e tem como objetivo incentivar o aprimoramento dos conhecimentos na função, mas também oferece uma introdução para quem deseja ingressar na profissão.
 
A partir do aprendizado, as mulheres que compõem a turma e residem no bairro têm a oportunidade de alcançar a independência financeira e profissional, por meio da possibilidade de abrir o próprio negócio ou conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

De acordo com a presidente da Fundação, Edivaneide Lima, a capacitação na área da beleza é bastante promissora. “Se pararmos para analisar o mercado da beleza no Brasil, pode-se constatar que é um dos que mais lucram, pois existem demandas e, consequentemente, a necessidade de profissionais qualificados para atendê-las. E esse curso tem potencial para mudar a realidade profissional e econômica dessas alunas”, afirma Edivaneide.

A instrutora Erika Meirelles foi a responsável por ensinar as alunas tudo sobre o universo relacionado às unhas, porém ela foi além disso, pois também abordou durante as aulas a importância do autoconhecimento, da postura profissional e mostrou à turma um novo olhar para a profissão.

“Está sendo muito importante ministrar as aulas desse curso e fazer parte da vida dessas alunas. O fato de oportunizar uma certa independência financeira para elas é gratificante e também poder ensinar sobre o diferencial dessa profissão que vem se estabelecendo cada vez mais no mercado. No curso, não falo somente das minhas experiências e instruo a tirar a cutícula, vou além desses aspectos como a postura profissional”, explica a instrutora. 

O curso já está proporcionando bons frutos e renda para as alunas, a exemplo de Carolaine dos Santos, 19, que, antes de entrar no curso, já tinha começado a trabalhar com unhas, mas a partir dos aprendizados adquiridos, os clientes ampliaram a procura pelos seus serviços.

Ela agradece por toda a experiência que está vivendo e pretende se profissionalizar continuamente para aprimorar o que já aprendeu. “Tenho aprendido muito com a professora que passa conhecimento de qualidade para a gente. Estou satisfeita com a minha evolução durante as aulas e agradeço a Fundat por proporcionar isso para nós, mulheres, que precisamos ter uma renda familiar”, conta Carolaine. 

Já a aluna Jucilene Santos, 24, trabalha na área há cinco anos e se inscreveu na capacitação para atualizar o seu conhecimento sobre a forma de fazer unhas. 

“Com o curso, estou podendo melhorar a maneira com a qual eu trabalho. Mesmo já tendo experiência nesse ramo, conhecimento nunca é demais. Aprendi coisas novas com a professora Erika que vai me proporcionar ampliação quando eu for fazer as unhas das minhas clientes”, relata a manicure Jucilene.