O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta segunda-feira, 27, no auditório do Centro Administrativo, membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reunião com a equipe, que está na capital sergipana em missão, teve como finalidade alinhar os projetos que estão sendo executados a partir do convênio, no valor de 75 milhões de dólares, firmado entre a gestão municipal e o banco. Os representantes do BID permanecem na cidade até sexta-feira, 1º de julho. A agenda de trabalho no município incluirá visitas técnicas às áreas da cidade que serão contempladas pelas obras, a exemplo da zona Oeste, onde será erguida a avenida Perimetral, considerada como um dos principais projetos dentro do programa "Construindo para o Futuro" e para o qual serão destinados R$ 100 milhões.
"É uma grande alegria tê-los aqui, em nossa capital, especialmente para que possamos avançar neste grande projeto que está sendo construído através deste contrato. Estamos debruçados sobre ele, desde que assinamos o convênio e acredito que chegou o momento de darmos passos significativos, acelerando ainda mais, no sentido de torná-lo palpável. Nossa gestão tem um grande compromisso com os aracajuanos, que tem sido o nosso direcionamento, desde que assumimos o comando da administração municipal, em 2017: quebrar o paradigma de realizar. Todas as nossas obras têm prazos estabelecidos para começar e terminar, e, da mesma forma, queremos fazer com os projetos do BID. O nosso compromisso é finalizar o contrato com o BID em 2024", destacou Edvaldo.
Ao listar as obras que serão realizadas com o convênio, o prefeito ressaltou que as intervenções causarão impacto significativo na infraestrutura urbana da cidade, mas que, ao mesmo tempo, preservarão o meio ambiente". "É um programa que consegue abranger várias áreas, indo desde o desenvolvimento urbano até o sustentável. E um grande exemplo desta soma é a obra da avenida Perimetral Oeste, que ligará Aracaju a outra importante cidade, Nossa Senhora do Socorro, resolvendo um grave problema de mobilidade na região, mas também abrindo a fronteira para o desenvolvimento econômico, com a possibilidade de novos investimentos na localidade, para o desenvolvimento social, com a construção de casas e para o desenvolvimento sustentável, com a preservação de áreas verdes", explanou.
Edvaldo agradeceu, ainda, aos membros do BID pela parceria consolidada com o município, em prol do "futuro da capital". "Este é o segundo contrato que conquistamos junto ao banco e fico muito feliz por ser o prefeito que liderou, ambos os projetos. No primeiro, em 2009, conseguimos realizar grandes obras que contribuíram para o desenvolvimento de Aracaju, principalmente nas comunidades mais carentes, e, agora, avançaremos ainda mais. Nas duas vezes, o que nos permitiu essa parceria foram os ajustes fiscais da administração municipal e isso demonstra a nossa capacidade e o nosso zelo. Tenho certeza que, com essas grandiosas obras, Aracaju terá outra cara quando finalizadas. Todas as sementes que estão sendo plantadas germinarão bons frutos. Juntos, estamos plantando esperança, possibilidade de crescimento e de melhoria da qualidade de vida", salientou o prefeito, agradecendo, também, aos secretários e técnicos da Prefeitura.
Chefe de equipe do BID, Diego Arcia reforçou o compromisso do banco com o município e afirmou que a instituição "está comprometida com Aracaju". "Temos escutado muitas coisas boas sobre você, prefeito, e sobre o seu trabalho. A pandemia nos trouxe mudanças muito complexas, ficamos sem viajar, mas, passado o momento mais crítico, estamos fazendo de tudo para agilizar todo o processo. Demos uma arrancada nos últimos quatro meses e sua equipe trabalhou muito para que isso acontecesse. Quero dizer que estamos alinhados e que cada solicitação, é uma prioridade para nós. Já tivemos muitas oportunidades de nos comunicar virtualmente, mas agora, presencialmente, quero me comprometer, também com o seu tempo de colheita. Estaremos empenhados", afirmou.
Diego também elogiou o programa "Construindo para o Futuro", e definiu o projeto como "interessante, multifacetado". "É um grande projeto que envolve sustentabilidade, infraestrutura e habitação social. Com certeza, será muito importante para o desenvolvimento da cidade. Vamos acelerar, estreitar os laços de confiança, para que, nos próximos dias, possamos conhecer em campo o que vocês já estão realizando e projetando. Seu prazo é o nosso prazo. Aproveito para agradecer a toda a sua equipe, que está sempre disposta", disse.
Da mesma forma, a especialista social do BID, Ana Beatriz Esteves, também reafirmou que o projeto de Aracaju "está entre as prioridades do banco". "Acreditamos na qualidade da sua equipe, do seu projeto e temos certeza de que seremos capazes de executar as obras dentro do prazo previsto. Temos esse projeto como uma das nossas prioridades, então, estamos à disposição para o que precisarem. Agradeço também pela receptividade e pela forma carinhosa com que sempre fomos acolhidos", expressou.
Convênio
Financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o convênio, no valor de 75 milhões de dólares, prevê diversas obras para a capital sergipana. Com foco no desenvolvimento social e urbano do município, o pacote de investimentos inclui a construção da avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira - em andamento -, a construção de unidades habitacionais, equipamentos sociais, praças, ecopontos e de uma unidade de conservação. A previsão é de que o programa seja finalizado até 2024.
Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Alan Lemos (Meio Ambiente), Sérgio Ferrari (Infraestrutura), Simone Santana (Assistência Social), Bruno Paixão (Serviços Urbanos), Tirzah Braga (Comunicação), Evandro Galdino (Governo), Augusto Fábio Oliveira (Planejamento), o procurador geral do município, Sidney Amaral, o coordenador do Planejamento Estratégico, Wilson Amaral, a analista de Operações do BID, Juliana Arruda, o consultor de Engenharia do BID, Marcílio Neves - ambos, virtualmente -, além dos representantes da missão do BID na Prefeitura.