Alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Aracaju realizarão a Avaliação Diagnóstica de percurso. As provas serão aplicadas entre os dias 25 e 26 de julho e servirão de subsídio para a Secretaria Municipal da Educação (Semed) na elaboração de ações para melhorias da qualidade da educação do município.
Na manhã desta terça-feira, 28, a Semed reuniu gestores das escolas de ensino fundamental para apresentar a estrutura da avaliação e como será aplicada.
“No início do ano, apresentamos aos gestores o plano de ação pedagógica para todo 2022, que já está em andamento. Entre as ações, estava a avaliação diagnóstica de entrada, que realizamos na primeira semana de aula. Entregamos os resultados, demos as orientações necessárias, mas sentimos a necessidade de aprimorar nesta segunda etapa e fomos buscar uma referência nacional”, explica o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.
A avaliação diagnóstica de percurso será realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A instituição será responsável pela aplicação da avaliação de percurso e a avaliação final, que será realizada no final do ano letivo. Além disso, o CAEd também ofertará formação sobre como utilizar os resultados das avaliações para subsidiar as ações nas escolas.
De acordo com o Departamento de Educação Básica (DEB), esta, também, é mais uma iniciativa para preparar os estudantes para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Precisamos ter uma noção de como o nosso aluno a cada momento. Por isso, realizamos as avaliações diagnósticas de entrada, de percurso e de saída, além das avaliações de fluência em leitura a cada 45 dias”, pontua Evilson.
No total, a avaliação diagnóstica será aplicada em 684 turmas do 2° ao 9° ano, contemplando mais de 18 mil estudantes.