População reconhece importância da entrega da primeira maternidade municipal

Agência Aracaju de Notícias
04/07/2022 08h00

A Prefeitura de Aracaju entregou à população, no dia 25 de junho, a estrutura física da primeira maternidade pública municipal da capital sergipana, erguida no bairro 17 de Março. O novo equipamento de saúde, quando estiver em funcionamento, terá capacidade para realizar cerca de 500 partos por mês, e funcionará como um grande complexo materno-infantil, com atendimento humanizado para centenas de mulheres. 

Executada pela Prefeitura de Aracaju, a construção da unidade é fruto de um investimento superior a R$18 milhões. Para quem acompanhou de perto a realização da obra, é motivo de orgulho poder ver a concretização de uma unidade que contribuirá para a qualificação da saúde pública em Aracaju, atingindo, sobretudo, famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

A aracajuana Ana Paula Oliveira, que trabalha com serviços gerais, diz se sentir feliz com uma obra desta magnitude para servir à população. “Muitas mães que não têm condições de se deslocar daqui dessa região para as maternidades da cidade, poderão ter atendimento de qualidade de forma mais prática. Ou seja, será muito útil para as pessoas da Zona de Expansão de Aracaju. Sem contar que está muito bonita”, elogia a cidadã. 

Quando estiver em funcionamento, a maternidade somará esforços para a proteção à vida e à garantia de serviços públicos de qualidade que beneficiará mulheres do Santa Maria, São Conrado, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Farolândia e novos bairros da antiga Zona de Expansão. 

O líder comunitário do bairro 17 de Março, Edjan Souza, avalia a construção da maternidade como uma ação ímpar da Prefeitura de Aracaju. “É extraordinário ter essa unidade, porque ela vai ajudar muitas mães que não têm oportunidade de ter um parte digno. Ela chega como um divisor de águas na vida do povo do bairro Santa Maria, do 17 de Março e outros da Zona de Expansão”, afirma Edjan. 

Além disso, o líder comunitário acredita que o novo equipamento também será um pontapé para o desenvolvimento econômico na região. “Quando ela estiver em pleno funcionamento, dará uma valorização ao bairro, principalmente para o comércio. Porque vão surgir as possibilidades de emprego com a abertura de restaurantes, mercearias, padarias. É muito bom para o nosso público”, avalia. 

O porteiro Wellington Almeida, participou da cerimônia de entrega da estrutura física,acompanhado das netinhas Williane e Alice. Morador do bairro Santa Maria há mais de dez anos, ele acredita que a região está em desenvolvimento e poderá avançar ainda mais com a presença da maternidade. 

“Eu acompanhei a construção. Quase sempre passava pela frente da obra, e sei que é uma construção muito difícil. Por isso fico muito feliz de vê-la pronta. Tenho orgulho de ter uma obra dessa no meu bairro. Aqui tudo está melhorando, e torço para que melhore ainda mais”, comemora o morador.