Prefeito Edvaldo recebe gerente de PPPs do IFC

Agência Aracaju de Notícias
28/06/2022 16h25

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta terça-feira, 28, em seu gabinete, o gerente de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a América Latina, do International Finance Corporation (IFC), Ian Twin. A visita do representante da instituição, que é braço do Banco Mundial, à capital sergipana, tem como finalidade acompanhar de perto os avanços do projeto, que está sendo estruturado para modernização da Rede de Atenção Primária e Especializada de Saúde do município. O contrato de consultoria entre a gestão e a instituição foi firmado no início deste ano, tendo como apoiador o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa prevê um projeto de Parceria Público-Privada, para melhorias nas 1ª e 2ª regiões de Saúde de Aracaju.

Ao receber a comitiva do IFC, que também inclui a consultora Fernanda Nonaka, e o gerente de Investimentos, Tomas Anker, Edvaldo destacou que “é uma grande alegria tê-los em Aracaju”. “Esta é uma iniciativa muito importante porque estamos dando o primeiro passo para a construção de uma PPP para investimentos em áreas da nossa cidade que carecem de melhorias na estrutura física, como as 1ª e 2ª regiões de saúde. Temos conhecimento de que precisamos melhorar os serviços nessas localidades, mas se fôssemos investir, apenas com recursos próprios, não teríamos como fazer de maneira imediata. Por isso a necessidade de uma PPP, para que possamos aprimorar a nossa rede, garantindo a prestação dos serviços com melhor qualidade. Estamos imbuídos neste sentido”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou a relevância do projeto que está sendo estruturado em parceria com a instituição, o definindo como “uma experiência inovadora”. “É a primeira experiência do Brasil para a construção de uma PPP de maneira tão integrada, para uma região inteira da cidade. Estamos muito felizes de sermos pioneiros em um projeto que servirá de exemplo para o país”, salientou.

O gerente de PPPs para a América Latina, do International Finance Corporation, Ian Twin elogiou a organização da Prefeitura para elaboração do projeto. Ele ressaltou que o município tem avançado, de maneira significativa, nas etapas iniciais e que “a instituição está muito feliz com o projeto de Aracaju”. “Está super organizado e isso é muito importante porque nos dá perspectiva de um programa que poderá ser replicado. Estamos fazendo uma nova rodada para atrair mais gestores interessados em desenvolver iniciativas como esta de Aracaju”, afirmou o gerente do IFC agradecendo pela receptividade “com tanta rapidez e presteza”.

Os representantes do IFC visitarão, durante o período em que estarão em Aracaju, o hospital de pequeno porte Fernando Franco e a Unidade Básica de Saúde Celso Daniel, para conhecer a realidade local e avaliar as potencialidades da região.

Convênio

O contrato para estruturação da Parceria Público-Privada para a Saúde de Aracaju foi assinado em fevereiro. Pelo convênio, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, se tornam consultores da Prefeitura na construção do projeto que prevê a PPP para modernização e expansão de equipamentos da Rede de Atenção Primária (APS) do município. O contrato inclui estudos técnicos de modelagem, além de análises de viabilidade técnica e financeira.

Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Waneska Barboza (Saúde), Evandro Galdino (Governo) e Augusto Fábio Oliveira (Planejamento).