Forró Caju 2022: ambulantes vivenciam histórias de superação

Serviços Urbanos
29/06/2022 22h43

Quem frequenta o Forró Caju e observa os pequenos vendedores dispostos todas as noites, não imagina as histórias que envolvem esforço, perseverança e superação desses homens e mulheres que ali estão comercializando bebidas, lanches e adereços no maior evento junino de Sergipe, promovido pela Prefeitura de Aracaju. 

São histórias como a de Thalisson Brito dos Santos, um dos 186 sorteados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para ocupar os pontos de comércio disponibilizados na área interna da festa. 

Instalado em uma barraca de drinks, ele conta que os preparativos para a noite começam ainda pela manhã, com a compra de ingredientes e demais produtos para oferecer um cardápio variado para a clientela. 

“Logo cedo verificamos o que precisa de reposição nas frutas, gelo e outros itens como os descartáveis, a exemplo de copos, canudos e guardanapos. Tudo tem que ficar em ordem até pra facilitar as receitas dos drinks e não perder tempo”, detalha ele, ao enfatizar que conta com o apoio da sua mãe Rosângela e mais duas pessoas da família. 

Para Thalisson, este ano a rotina exaustiva está sendo compensada com bons lucros aliado a renovação de esperança após uma parada nos eventos por conta da pandemia.

“Esse ano posso dizer que está sendo melhor que em 2019, quando vendi na última edição presencial do Forró Caju. Além de trabalhar com festas, abri um açaí e foi o que ajudou a manter minha família durante esse tempo que os eventos ficaram suspensos. Então, pra mim essa oportunidade de trabalhar novamente no Forró Caju me encheu de alegria e voltei a acreditar em dias melhores”, comentou em tom de satisfação. 

O casal Johnata Sales e Rayane Micaele Vieira dos Santos também são personagens de uma narrativa um tanto curiosa. No início de junho os dois se dirigiram à sede da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), no Parque da Sementeira, para fazer a inscrição do sorteio na modalidade wisky. Dias depois, ele foi contemplado e sua esposa ficou como primeira suplente na vaga. Aí onde vem a parte interessante.

“Fui ao sorteio e fiquei muito feliz ao saber que tinha sido sorteado. Porém, surgiu uma viagem de última hora e acabei perdendo o prazo para retirada e pagamento do boleto que garantia a minha vaga para trabalhar dentro da festa”, relembrou.

O que ele não esperava era que Rayane já tinha sido contatada pelo administrativo da Direpa para apresentar a documentação que a habilitaria para a vaga. “Eu fui lá na Emsurb e resolvi toda a situação. Paguei a taxa, entreguei os documentos e fiquei cheia de felicidade por essa nova chance”, explicou a comerciante.

Mas o destino ainda aguardava boas surpresas para o jovem casal. Já com a vaga garantida, surgiram outros problemas como a necessidade de um carro para transportar as estruturas para montar a barraca. 

“Investimos nas mercadorias e fretamos um carro um pouco receosos. Mas fomos surpreendidos pelo ótimo movimento nas cinco primeiras noites de forró. O lucro foi maravilhoso e conseguimos ontem dar uma boa entrada na compra do nosso próprio carro. Tudo isso graças a excelente programação, organização e estrutura da festa que fez a praça de eventos lotar. A Prefeitura está de parabéns”, finalizou enquanto servia os clientes na última noite desta edição do Forró Caju 2022.