Forró Caju 2022: trabalho intersetorial garante o sucesso da festa

Agência Aracaju de Notícias
30/06/2022 03h00

Desde que o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, no último dia 10 de maio, que o Forró Caju voltaria a ser presencial este ano, a expectativa para a festa tomou conta de sergipanos e turistas que têm a capital do Estado como principal destino para curtir os festejos juninos. E, como já era esperado, uma multidão tomou a praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, para prestigiaras diversas atrações que se apresentaram nos palcos Gerson Filho e Luiz Gonzaga durante os seis dias de festa. 

Para que o público pudesse aproveitar ao máximo a festa, a Prefeitura de Aracaju, a partir de um planejamento executado de maneira intersetorial por diversas pastas da administração municipal, montou uma grande força-tarefa para garantir o sucesso do evento, cuja média de público por noite foi de 50 mil pessoas.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, destaca que, para garantir a segurança do evento, 300 guardas atuaram, por noite, organizados nas mais diversas áreas de atuação. 

“Essa ação da Guarda Municipal é de suma importância, visto que a tranquilidade e a segurança faz com que as pessoas possam vir, usufruir e ficar o maior tempo possível no evento. O trabalho da Guarda Municipal é o de dar essa sensação de segurança e atuar caso haja demanda”, afirma.

Promover acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs) e  atuar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Para isso, todas as noites, equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, atuaram na festa. O coordenador de Proteção Social Especial, Edilberto Filho, relata que, durante o evento, foram realizadas cerca de 40 abordagens sociais. 

“O carro-chefe do Estande dos Direitos Humanos se dá na abordagem social. As equipes, formadas por educadores e piscologos sociais, vão até o espaço físico da festa fazer busca ativa de situações de vulnerabilidade social e violação de direitos, a exemplo do trabalho infantil, crianças desacompanhadas e população em situação de rua. Estamos sempre atentos a tais situações e atuando de forma cidadã, orientando e acolhendo  essas demandas”, explica.

Pronta para prestar atendimento de forma ágil e eficaz, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde mobilizou uma equipe com diversos profissionais e assegurou a devida assistência ao público do evento, no posto médico estruturado na área interna do Forró Caju 2022, o qual contou com oferta de serviços de testagem para detecção da covid e vacinação contra o coronavírus e influenza.

O diretor de espaço público e abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bira Rabelo, conta que os trabalhos começaram bem antes do início da festa na preparação do edital e toda a documentação necessária para que os vendedores pudessem comercializar seus produtos. Além do planejamento e organização do espaço, a Emsurb tem atuado também na fiscalização do ambulantes

“Nós começamos a fazer a fiscalização com o auxílio da Guarda Municipal, que é quem determina a segurança do evento. Esse ano foi determinado de forma que não pudesse entrar vidro no evento,  então estamos fazendo uma fiscalização muito forte. Até o momento, já fizemos três grandes apreensões de vidro, porque tinha gente vendo bebidas em garrafas de vidro, então nós fizemos a apreensão de todo material, guardamos e depois do evento nós realizamos a devolução”, explica. 

Em tempo real, a Secretaria da Comunicação Social fez a cobertura jornalística de toda a programação do Forró Caju 2022. Para isso, uma equipe de profissionais atuou diariamente na produção de conteúdo para o site institucional e perfis nas redes sociais da administração municipal.

Durante seis dias de festa, cerca de 60 atrações musicais e artísticas passaram pelos palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho, movimentando a cultura sergipana e nordestina. A edição deste ano marcou a retomada do formato presencial, após dois anos de pandemia e, para isso, a Prefeitura de Aracaju organizou uma ampla logística com ações de segurança e trânsito, além de esquema para serviços da Saúde e da Assistência Social.