Forró Caju 2022: balanço da GMA aponta que edição foi a mais tranquila e segura dos últimos anos

Guarda Municipal
30/06/2022 14h02

Os dados levantados pelo Núcleo de Registro e Análise de Informações (Nurai) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) apontam que o Forró Caju 2022 foi o mais tranquilo e seguro dos últimos anos, mesmo alcançando recorde de público nas duas últimas noites.

De acordo com o coordenador do Nurai, guarda municipal de 1° classe Lidemarques Menezes, os números registrados apontam para um evento sem precedentes nos últimos anos. 

"Conseguimos registrar dados muito bons relativos à atuação da corporação no Forró Caju. Finalizamos o balanço no final da madrugada do dia 30 e o balancete indica uma redução significativa no número de ocorrências, de condução de suspeitos e na apreensão de armas brancas e drogas no espaço interno do evento. O balanço de 2022 leva em consideração o Forró Caju de 2018, último ano em que a festa teve um espaço e estrutura muito semelhantes ao atual", informa Lidemarques. 

O levantamento apresenta uma queda de 40% no número de ocorrências atendidas, 17% no número de conduções por crimes ou contravenções, além da diminuição em cerca de 60% dos flagrantes de pessoas portando armas brancas e ou drogas. Em contrapartida, houve um acréscimo nos dados que refletem a melhoria do policiamento preventivo realizado pelos guardiões, esses dados podem ser constatados pelo aumento de 125% no quantitativo de pessoas presas em flagrante pelos mais variados tipos de crimes.

Grande parte do sucesso da segurança do evento se deu pelo longo planejamento de ações coordenado pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) em parceria com outros órgãos municipais e estaduais, aliado à capacitação técnica ofertada aos guardas municipais por meio da coordenadoria de formação e aperfeiçoamento e do centro de treinamento da própria corporação.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, frisa que um forte aparato foi montado, com foco, principalmente na ação preventiva, com a atuação das equipes de segurança. 

“A Guarda Municipal atuou de maneira efetiva nos seis dias de evento, utilizando todo o seu aparato para proporcionar segurança ao público, na área interna do evento. A integração com os demais órgãos de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também foi fundamental para o sucesso do plano de segurança do Forró Caju 2022”, considera o secretário.

Com uma atuação voltada para a prevenção de delitos na arena do forró e auxiliados por ferramentas tecnológicas, a Guarda Municipal de Aracaju conseguiu reduzir consideravelmente o número de ocorrências que necessitaram de uma intervenção mais incisiva, bem como o número de pessoas conduzidas para averiguação. Não houve registro de crimes de maior potencial ofensivo, nem perfurações por armas brancas.

"Está muito perceptível a todos que neste ano, graças a uma somação de esforços de todos os envolvidos no projeto, conseguimos realizar um evento seguro, tranquilo, com pouquíssimas ocorrências e estas de baixa complexidade. Não houve nenhuma ocorrência de crimes contra a vida, comprovando a eficácia de todo o planejamento e treinamento realizados", afirma o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça.