Prefeitura emite cerca de 7.300 carteira de identidade para aracajuanos

Formação para o Trabalho
01/07/2022 13h40

Com o objetivo de atender as demandas da população aracajuana que busca pela emissão da carteira de identidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), através do Instituto de Identificação, atua na oferta deste serviço, desde setembro de 2021.

De lá para cá, já foram realizadas a emissão de 7.300 documentos nacionais de identificação civil, nos três pólos de atendimento da Fundat, localizados na sede da Fundação, situada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro, e nas Unidades de Qualificação Profissional (UQP’s), localizadas nos bairros Santos Dumont e Santa Maria, beneficiando os aracajuanos, especialmente aqueles que estão inseridos no Cadastro Único do Governo Federal e, por conta disso, podem emitir a 2ª via gratuitamente.

O serviço também abrange a emissão da 1ª via e da 2ª via, também de forma gratuita, para as pessoas vítimas de furto ou roubo no território sergipano em menos de 30 dias do ocorrido, mediante a apresentação do boletim de ocorrência. Na Fundat, o documento já é emitido em seu novo formato, com a possibilidade de acrescentar informações opcionais como o nome social, deficiência, tipo sanguíneo, número do título de eleitor, carteira de trabalho e carteira de habilitação. A intenção da Fundat é facilitar todo o processo para a população, simplificando as burocracias e ampliando o acesso, através do atendimento realizados nos três pólos, espalhadas na capital. 

Para a presidente da Fundação, Edivaneide Lima, oferecer essa possibilidade para os aracajuanos é fundamental, pois o serviço torna-se descentralizado e, consequentemente, mais rápido e acessível.

“Estamos dispostos a trabalhar para prestar um bom serviço a todos que precisam desse atendimento. Dessa maneira, facilitar a emissão do RG, focando em quem não tem condições de pagar por ele, torna-se uma questão de inclusão social, principalmente porque é um direito básico de qualquer cidadão. Também estamos projetando meios de instaurar outros pontos de emissão da carteira de identidade para gerar mais opções para a população”, explica Edivaneide.

Creuza Souza, 50 de anos, optou pela sede da Fundat para emitir a segunda via do RG. Ela relata que todo o processo foi simples e sem burocracia. “Me surpreendi em como foi fácil para a emitir o documento, desde o agendamento até o atendimento aqui. Estava precisando atualizar o meu RG por ser do modelo antigo e, agora, temos a possibilidade de inserir mais informações para ter tudo em apenas um documento. Isso facilita o dia a dia quando precisamos apresentar documentação”, conta.

A jovem Yasmin Silva, 21 anos, que também foi atendida na sede, conta que o agendamento foi simples e muito fácil. Quando ela veio emitir o RG, afirma que gostou do atendimento realizado pelos colaboradores da Fundat. “Fiz todo o procedimento no site para emitir a segunda via da minha identidade. Como cidadã, gostei bastante de ser atendida aqui. Desde a recepção até a entrega de documentos para a emissão, fui muito bem recebida”, destaca.

Documento em mãos 

Vanessa Damasceno, 28 anos, compareceu à Fundação para receber a 2ª via da sua carteira de identidade. Ela relata que o agendamento e também o recebimento não foram burocráticos.

“A gente costuma ficar protelando essas coisas, mas, quando precisamos, temos que ir atrás pois é importante ter o documento. Fiz o agendamento no site e após três dias já vim à sede para emitir. Por ter sido vítima de roubo, tive que requerer a segunda via e hoje estou aqui para receber o documento que é necessário na vida de qualquer um que precisa resolver pendências, pois praticamente pra tudo precisa do RG” destaca Vanessa. 

Segundo o coordenador do serviço de emissão de carteira de identidade na Fundat, Lucas Santana, o objetivo é prosseguir aprimorando o atendimento.

“Trabalhamos arduamente para ofertar um bom serviço para a população aracajuana. Pretendemos colocar mais postos de atendimento em outras unidades da Fundat para que, assim, as pessoas possam escolher qual local fica mais próximo da sua residência e, com isso, emitir o seu documento de identidade. Queremos ser um facilitador no dia a dia dos cidadãos”, declara o coordenador.

Para realizar a emissão da 1ª ou 2ª via do RG na Fundat, o cidadão deve realizar o agendamento através do site www.seplog.aracaju.se.gov.br  que também encontra-se na bio do perfil da Fundat no Instagram - @fundataracaju. No site, é necessário fazer o cadastro e verificar as data e horários disponíveis para o agendamento. É importante que o cadastro para a emissão da 1ª via de menores de idade seja feito em nome dos pais ou responsáveis.

Após realizar o cadastro e agendamento no site, o cidadão precisa comparecer a um dos pólos de atendimento escolhido. Para a 1ª via, é necessário a seguinte documentação: para solteiro, a original ou cópia autenticada da certidão de nascimento, para casado, a certidão de casamento, e para divorciado ou viúvo, a certidão de casamento com averbação, também original ou cópia autenticada. Já para a 2ª via, é necessário estar inserido no Cadastro Único do Governo Federal e para vítimas de furto ou roubo, é essencial apresentar o boletim de ocorrência. Após isso, o cidadão aguarda 30 dias para o recebimento do documento.

Na sede da Fundat, o atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h. Já nas unidades, é de segunda a sexta, das 7h às 16h. Para mais informações, é só entrar em contato através do telefone (79) 3179-1331.