Saúde de Aracaju oferece serviços voltados a pacientes com câncer

Saúde
05/07/2022 16h24

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta serviços nas Redes de Saúde da capital, com um fluxograma de agendamento espontâneo, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as quais disponibilizam consultas médicas e de enfermagem para os pacientes com suspeita de diagnóstico de câncer.

De acordo com o médico da SMS, William Barcelos, o câncer é o nome genérico dado a um grupo de doenças causadas pelo crescimento e multiplicação desordenada de células, por isso os sinais e sintomas são muito variados. “Os mais comuns costumam ser: protuberância anormal ou inchaço aparecendo sem explicação aparente, cansaço inexplicável e perda de energia, hematoma s frequentes, sangramento anormal e dor contínua”, explica.

Fluxo de atendimento

Segundo o médico, nas Unidades Básicas de Saúde é realizado o cadastro no prontuário eletrônico, a partir daí é possível acolher o paciente, através de uma triagem com o enfermeiro. Em seguida, é realizada a consulta médica para a avaliação clínica e investigação de suspeita do diagnóstico da doença.

“A Saúde de Aracaju tem protocolos específicos que permitem atender e tratar diversas doenças com mais agilidade, garantindo melhores resultados. Depois do acompanhamento nas unidades, é realizada a investigação de suspeita do diagnóstico na Rede Especializada da SMS, com a solicitação de exame, diagnóstico, punção, biópsia e exame de imagem. Se o resultado for negativo, o paciente é encaminhado para receber o acompanhamento terapêutico e outras orientações de mudança de estilo de vida”, enfatiza William.

Diagnóstico positivo

Se o resultado for positivo, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), onde será realizada a análise do câncer, avaliação do grau para definição de plano de tratamento. 

“O tratamento pode incluir, além de medicações, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia e cirurgia. Seguindo com novas consultas para avaliar os resultados alcançados pelos tratamentos”, orienta o médico.