Novos auditores de tributos iniciam jornada na Secretaria da Fazenda

Fazenda
05/07/2022 17h41

Nesta terça-feira, 5, os novos auditores de tributos de Aracaju, aprovados no último concurso, deram o ponta pé inicial na trajetória enquanto servidores públicos municipais. O grupo foi recebido na Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) pelos colegas veteranos que, neste primeiro momento, apresentarão aos recém-chegados a rotina de trabalho do órgão, os sistemas utilizados na gestão tributária do município e a relação com o contribuinte.
 
O diretor de Fiscalização Tributária da Semfaz, Wallace Barbosa, foi o responsável por conduzir a recepção aos novos auditores, apresentando um panorama dos diversos setores da secretaria. 

"Nos próximos dias, faremos o cadastro de cada um deles nos sistemas e uma primeira demonstração das ferramentas que utilizamos em nossos processos de trabalho. A partir do dia 18 de julho, eles seguem para o curso de formação, quando terão um contato mais profundo com os temas e estarão aptos a exercer a função na prática", esclarece o auditor.

Em sua fala, Wallace destaca os desafios da carreira e o papel do auditor de tributos. "Desafio na verdade é o nosso lema diário. Exercemos um cargo cujos resultados das nossas atividades impactam no dia a dia do nosso município. Vai muito além de evitar sonegação e a concorrência desleal entre as empresas. Trabalhamos para viabilizar políticas públicas para a população, e e isso que nos realiza", enfatiza o servidor da Fazenda de Aracaju. 

Neste primeiro dia, o sentimento comum entre o grupo era de empolgação. 

"Estamos conhecendo os projetos, vendo que tem muita coisa nova acontecendo e empolgados com o que está por vir. O curso de formação nos dará uma visão mais ampla de tudo, mas a expectativa já é muito boa", afirma a nova auditora de tributos, Renata Ramos. 

O colega Eduardo Fernandes conta que está bastante curioso com todas as novidades. 

"Já vimos que a secretaria tem passado por muitas transformações tecnológicas; é uma Fazenda moderna, com sistemas próprios e procedimentos eletrônicos.  Tem me correspondido muito positivamente", avalia Eduardo.