Prefeitura é homenageada pela aplicação da Lei Aldir Blanc em Aracaju

Cultura
06/07/2022 14h52

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) foi homenageada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe (Sated), por sua contribuição na gestão cultural da capital, principalmente na aplicação da Lei Aldir Blanc.

A administração municipal recebeu do Governo Federal R$4.680.135 e a Funcaju foi a responsável por fazer o repasse deste montante para a cadeia artística do município. Para isso, foram criados editais, que contemplaram artistas de variados segmentos da arte, agentes culturais, casas e espaços de promoção da cultura, profissionais e técnicos das áreas da cultura.

De acordo com um relatório da Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal, sobre a aplicação dos recursos destinados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (LAB), entre as capitais do país, Aracaju aparece na sexta melhor colocação, com aplicação de 99% do total de recursos enviados através da LAB. A capital sergipana fica atrás apenas de São Luis-MA (100%), Maceió-AL (99,9%), Manaus-AM (99,9%), Natal-RN (99,5%) e Rio de Janeiro-RJ (99,2%).

Ao todo, foram 562 contemplados pelos quatro editais lançados pela Funcaju. Diversos segmentos da cultura estão imersos nos editais executados pelo Município durante a aplicação da Lei Aldir Blanc: Artes Cênicas; Artes Visuais e Artes Urbanas; Audiovisual; Música; Literatura; Economia Criativa; Ações Afirmativas e Cidadania; e Cultura Popular e Quadrilhas Juninas.

Em reconhecimento a este trabalho, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe entregou uma menção honrosa ao presidente da Funcaju, Luciano Correia, em agradecimento ao trabalho da gestão municipal na cultura aracajuana.

“Esse reconhecimento do trabalho da Prefeitura, da Funcaju, na cultura local, é de muita importância porque o Sated é um dos segmentos mais profissionalizados de Aracaju, que padroniza as estratégias de produção cultural na área. Saber que contribuímos para isso é gratificante”, comenta Luciano Correia.

Sobre a homenagem o presidente da Sated, Ivo Adil, destacou o importante trabalho desempenhado, no que diz respeito à aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc em Aracaju. 

“Ficamos muito felizes em fazer essa homenagem à Prefeitura. Por todo o acolhimento que foi feito nas diversas linguagens de arte do nosso município, pela lisura e transparência da aplicação da Lei e pela dedicação em distribuir esses mais de quatro milhões para as artes e cultura da nossa capital sergipana”, ressalta Ivo.