Sema investe em novos equipamentos para licenciamento de postos de combustível

Meio Ambiente
06/07/2022 17h39

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), adquiriu novos equipamentos para auxiliar no processo de licenciamento de postos de combustível. Os instrumentos trarão agilidade na aferição dos equipamentos de abastecimento.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, explica sobre a melhoria que os novos instrumentos trarão no trabalho dos servidores da Sema. 

“Realizamos um investimento de, aproximadamente, R$100 mil, combinando a aquisição de equipamentos e um treinamento e capacitação dos servidores da Sema, sobretudo no licenciamento ambiental de atividades de impacto maior, como é o caso dos postos de combustível, portanto, é um investimento que irá cada vez mais melhorar as capacidades e prestar um serviço adequado para a cidade e para a população de Aracaju”, salienta Lemos. 

Entre setembro e outubro de 2021, a Sema realizou o curso de Licenciamento Ambiental de Postos de Combustíveis para servidores. O treinamento é fundamental para a qualidade dos serviços prestados à sociedade, pois permite, do meio do nivelamento dos principais dispositivos legais e procedimentos na análise processual, mais segurança jurídica e técnica na análise de processos desse tipo. 

A diretora de Licenciamento Ambiental da Sema, Ivana Sobral, ressalta a importância do investimento dos novos instrumentos, pois auxiliarão no andamento e conclusão dos serviços prestados. 

“A capacitação e a aquisição de equipamentos, além de qualificar os processos de Licenciamento ambiental, fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura. Com isso, foi importante para a melhoria dos serviços prestados à sociedade, uma vez que, possibilitou a troca de conhecimento sobre os procedimentos utilizados na análise dos processos de licenciamento ambiental de postos de combustível”, frisa Ivana.

Ela ainda conclui destacando que “vai melhorar a rigorosidade da avaliação no parecer, e poder sanar dúvidas nas vistorias. Alguns desses novos equipamentos para as fiscalizações ambientais de postos de combustível são: detector de gases; monitor portátil de compostos orgânicos voláteis, monitor de interface e termômetro para leitura de temperatura rápida. Tais equipamentos detectam vazamentos, gases e óleos e, consequentemente, preveem riscos de explosão”, completa.