Serviços de limpeza da Emsurb auxiliam no combate ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
07/07/2022 16h58

As ações de combate ao Aedes aegypti continuam sendo reforçadas na capital pela Prefeitura de Aracaju. Neste âmbito, estão as atividades intersetoriais efetuadas pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que abrangem as localidades com maior número de notificações como o Santa Maria, Santos Dumont, São Conrado, Aeroporto e Farolândia, conforme dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Nos últimos meses, as intervenções contemplaram serviços como a varrição em ruas e avenidas, recolhimento de resíduos, capinação nos canteiros e meios-fios, roçagem mecanizada,  e limpeza em canais pelos métodos manual, mecanizado e por barragem móvel.

Durante os procedimentos, os agentes também eliminam locais que possam servir como criadouros do mosquito, a exemplo de copos que acumulam água ou pequenas embalagens retidas junto à vegetação. É o caso de algumas áreas verdes da cidade como as praças Dário Ferreira Nunes, Chico Mendes, Tenente Domingos Fontes, Etelvino Alves de Lima, Ulisses Guimarães, entre outras. 

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, avalia como importante a união entre os órgãos municipais, no sentido de atender ao Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti estabelecido pela gestão em 2019. 

“A limpeza nos bairros evita a proliferação de vetores que causam doenças à população. Por isso, a regularidade nas ações de limpeza tem uma importância revelante, principalmente diante deste momento de pandemia, uma vez que fortalece, ainda mais, o enfrentamento ao Aedes integrando os esforços da gestão para obter a diminuição nos percentuais de casos das doenças ocasionadas por esse mosquito, como a dengue, zika e chikungunya”, explica Bruno, ao enfatizar  ainda o reforço através dos mutirões. 

De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, as últimas áreas atendidas pelos mutirões foram o conjunto Beira Mar, Brisa Mar, Santa Tereza e Largo do São Conrado, no bairro Aeroporto, conjuntos Augusto Franco, Orlando Dantas, e Almirante Tamandaré, e locais do bairro Santa Maria como os loteamentos Marivan, Senhor do Bonfim, Jardim Recreio, Santa Maria e residencial Vida Nova. 

“Prosseguiremos nesse trabalho, apoiando, também, os mutirões coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde, em bairros previamente selecionados, levando-se em conta o Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa),” conclui o presidente da empresa municipal. 

Próximo mutirão

O próximo mutirão programado pela SMS acontecerá no dia 16 de julho, no bairro Santos Dumont, de acordo com informações do gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.