A partir do Planejamento Estratégico da gestão municipal, a Prefeitura de Aracaju vem atuando para fortalecer a alfabetização e elevar os índices de aprendizagem dos alunos da rede. Nestes sentido, uma das ações promovidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) é a Prova de Leitura, cuja aplicação, iniciada nesta segunda-feira, 11, segue até o próximo dia 15. A avaliação é destinada a alunos do 1º ao 6° ano das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs).
O aluno realiza a prova de forma individual, através de fichas de leitura que contêm sílabas, palavras e texto e, ao final, responde a questões ligadas à interpretação. O aplicador das avaliações é um membro da equipe gestora, um assistente de alfabetização ou um estagiário do projeto Tutoria Pedagógica. Após os diagnósticos, serão traçadas metas e estratégias para aprimorar a habilidade entre os discentes da rede e, por consequência, desenvolver leitores fluentes.
Coordenadora pedagógica da Emef Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo, Luciane Simões é quem está avaliando os alunos no primeiro dia de provas. Ela conta como este processo pode auxiliar na aprendizagem.
"Consideramos a iniciativa de significativa relevância para avaliar a evolução na leitura dos alunos, incentivando-os a se sentirem mais seguros, a conseguirem superar a timidez e a se desenvolverem em todas disciplinas através de uma boa capacidade de interpretação e de concentração", ressalta Luciane.
"Consideramos a iniciativa de significativa relevância para avaliar a evolução na leitura dos alunos, incentivando-os a se sentirem mais seguros, a conseguirem superar a timidez e a se desenvolverem em todas disciplinas através de uma boa capacidade de interpretação e de concentração", ressalta Luciane.
Rakelly Gabrielly, que cursa o 5º ano, foi uma das primeiras alunas a passarem pela avaliação com Luciane. Ela afirma que o momento foi bastante tranquilo e ressalta a importância da habilidade em ler bem.
"Minha escola me incentiva a ter livros, levar alguns da biblioteca para casa . Então, foi bem fácil fazer essa prova. Sei e gosto de ler, até porque, para você fazer tudo na vida, tem que aprender a fazer isso e a escrever certo", expressa a aluna.
A Emef Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, montou uma estratégia, na semana anterior à Prova de Leitura, para alertar as mães ou responsáveis a não deixarem seus filhos sem ir à aula neste mês de julho.
"No período junino, muitas famílias viajam e os alunos acabam não indo às aulas, por isso colocamos em prática a campanha 'Quem falta faz falta', premiando os estudantes que tiverem mais presenças. Os pais receberam bem a proposta e entenderam nossos esforços", relata a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Flávia Oliveira.