Prefeitura apresenta balanço quadrimestral da Saúde na Câmara Municipal

Saúde
12/07/2022 16h36

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgou, nesta quarta-feira, 12, o 1º Relatório Detalhado Quadrimestral (RDQ) de 2022, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A apresentação faz parte do monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS). 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destacou os resultados alcançados e respondeu a questionamentos dos vereadores, reforçando toda prestação de contas dos quatro primeiros meses do ano. 

“Entre os dados explanados, é nítida a melhoria dos serviços que são prestados por nossa equipe, mesmo vivenciando mais de dois anos de uma pandemia. Apresentamos uma prestação de contas, sobre o que a SMS vem fazendo desde o início do ano, quais as metas atingidas e as que faltam completarem”, explica Waneska.

Uma das principais metas era a maternidade do 17 de março, cuja obra física já foi entregue, com 50 leitos, duas salas de cirurgia, UTI neonatal, entre outros equipamentos, para que as gestantes possam ser atendidas de forma humanizada. 

“Também estamos realizando o serviço de reabilitação pós-covid. Reformulamos e entregamos o Centro de Apoio Psicossocial – Caps Primavera; qualificamos o acesso dos usuários do Serviço de Atendimento Domiciliar [SAD]; qualificamos as ações dos hospitais municipais, que já estão com 85% dos fluxos de pacientes reorganizados e disponibilizamos para os usuários a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) à infecção pelo HIV”, enfatiza Waneska. 

Capacitações e linhas de cuidado 

Durante a audiência, entre os vários resultados divulgados, a secretária abordou as capacitações realizadas junto aos profissionais da rede municipal de saúde, bem como a implementação das Linhas de Cuidado, que fazem parte do Planejamento Estratégico da SMS. 

“Promovemos capacitações temáticas para os profissionais de saúde como sistema de comunicação alternativa; protocolo de cuidado e fluxo de acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde; protocolos em saúde mental; saúde bucal em pré-natal odontológico; manejo clínico da Tuberculose; e o manejo clínico da Hanseníase. Implementamos já com 100% as Linhas de Cuidado da Mulher, da Hipertensão, da Diabetes Mellitus e da Neoplasia adulto, que foram criadas para que os pacientes possam ser identificados de uma forma mais ágil em nossa Atenção Primária, e o fluxo delas seja conhecido pelos usuários”, relata a gestora. 

Planejamento Estratégico

Fazem parte do planejamento e estão sendo executadas, a construção da UBS Niceu Dantas, UBS Elizabeth Pita, UBS Humberto Mourão e a construção da UBS Renato Mazze Lucas. Foram reduzidos o tempo de espera de consultas especializadas e exames que tem o tempo máximo de espera em 90 dias.  

“As consultas em cirurgia vascular estão sendo realizadas dentro dos 90 dias; já as consultas em geriatria, a meta é de 30 dias de espera. Os exames de ecocardiografia transtorácica; teste ergométrico; eletrocardiograma; mamografia; cirurgia de laqueadura; cirurgia de facoemulsificação e cirurgia de vitrectomia, a meta para todos estes é de 30 dias de espera”, reforça a secretária. 

O vereador Dr. Manoel Marcos ressaltou de forma positiva a atuação dos da secretária e dos gestores da Saúde de Aracaju. 

“A secretária, como sempre, é muito técnica e precisa na transmissão desses dados, o que nos ajuda muito no processo de difusão para a população. A SMS tem uma equipe preocupada com a qualidade dos serviços, e essa prestação de contas, mostra a forma de trabalhar, com uma secretária disposta em salvar vidas, e com gestores coretos com a transparência”, aponta Dr. Manoel.

O vereador Professor Bittencourt finalizou a sessão destacando a importância da Saúde e o quanto essa prestação de contas contribui para a população. 

“Waneska e seus gestores trouxeram todas as informações desse quadrimestre, contribuindo para o esclarecimento dos questionamentos dos vereadores”, considera Bittencourt.