MonitorAju oferta serviços ampliados para melhorar acesso à rede de saúde da capital

Saúde
13/07/2022 12h19

Inicialmente criado para auxiliar no monitoramento de pessoas com suspeita ou caso confirmado de covid-19, o MonitorAju é um serviço da Prefeitura de Aracaju, executado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que, atualmente, também auxilia a população com orientações sobre vacinação, realiza busca ativa de pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com tratamento de hanseníase, tuberculose e gestantes com sífilis. 

“A equipe também entra em contato com os pacientes listados no Programa Ver a Vida, para lembrá-los do agendamento, assim como orienta sobre a guia de encaminhamento para consultas ou procedimentos oftalmológicos, que deve ser emitida pela unidade básica”, declara a coordenadora do MonitorAju, Isabella Silva. 

Sobre a busca ativa dos casos de pacientes que abandonam tratamento da hanseníase ou tuberculose, a coordenadora explica, ainda, que, ao entrar em contato, a equipe lembra o usuário sobre o agendamento da consulta médica, assim como o prazo para busca da medicação, para uma maior efetividade no tratamento da patologia. 

Já no trabalho de busca ativa das gestantes com sífilis, a equipe as orienta sobre o tratamento, faz o rastreamento das que o interromperam e também orienta as mulheres que já trataram a doença, sobre a continuidade do pré-natal. 

“A participação do parceiro neste tratamento também é destacada nesse trabalho, e o objetivo dessa busca ativa é garantir que essa mulher receba o devido acompanhamento na gestação, tenha o tratamento adequado até o parto, e a criança não nasça com a doença”, afirma Isabella. 

Coronavírus

Propósito principal da criação do serviço, as orientações sobre a covid-19 continuam sendo dadas através desse canal de comunicação. Sendo assim, ao entrar em contato pelo 0800 729 3534, opção 1, a população pode sanar dúvidas sobre a doença, tem acesso a informações sobre onde fazer o teste, se vacinar ou ainda sobre resultados das coletas de RT-PCR.  

“Após esse primeiro contato, o paciente passará a ser monitorado recebendo ligações através do número 3304-3534, onde, diariamente, ele responderá a um questionário sobre os sintomas. Casos agravados ou com sintomas mais intensos, passam a ser atendidos pelo profissional de saúde que fará as devidas orientações ou encaminhamento para alguma unidade de saúde”, orienta a coordenadora do serviço. 

Pessoas já vacinadas e com problemas de registro das doses junto ao Município ou no sistema nacional do ConecteSUS também são atendidas pelo serviço.

Contatos do serviço

Para dúvidas ou orientações sobre cadastros de vacinação, as pessoas devem entrar em contato através do Whatsapp 98113-5160 (de segunda a sexta, das 7h às 16h). 

Já os contatos realizados na busca ativa são através do 3304-3534, também acontecem de segunda a sexta, sendo que das 8h às 17h. 

Orientações sobre o coronavírus, assim como resultados de testes RT-PCR são feitos através do 0800 729 3534, opção 1, de segunda a sexta, das 8h às 17h.