Prefeitura avança na coleta de dados do Inventário de Arborização de Aracaju

Meio Ambiente
14/07/2022 12h33

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), tem avançado no levantamento do Inventário de Arborização da capital. Esse projeto mapeia o patrimônio arbóreo do município colhendo dados essenciais para o futuro das áreas verdes da cidade.

A realização do inventário tem como principal objetivo obter um panorama da situação atual da arborização da cidade, bem como a sua quantificação, a fim de estabelecer prognósticos e determinar ações de manejo necessários para a manutenção da qualidade ambiental no município. Nome das espécies (identificação do nome popular e científico), registro fotográfico, localização geográfica e as informações voltadas às características fitossanitárias, que indiquem a condição geral da árvore (necessidade de podas ou sua substituição), são alguns dos dados levantados em campo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que o inventário arbóreo da cidade de Aracaju é parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, no qual mostra como a gestão municipal valoriza o estudo e o trabalho técnico. 

“A partir disso, podemos ter a melhor informação técnica disponível para reforçar a nossa capacidade de planejar as ações e nossas atividades, sendo assim, por meio desses instrumentos, conseguiremos realizar uma política de arborização municipal mais eficiente e abrangente, podendo corrigir as distorções e as omissões, de modo que tenhamos uma cidade mais arborizada e mais sustentável”, completa Alan. 

Para a atualização do Inventário e tabulação dos dados de campo estão sendo utilizados por profissionais com conhecimento em Inventário Florestal e estudos botânicos, tablets com o software Sistema Web elaborado pela Sema. Com auxílio dos tablets, é possível capturar a informação georreferenciada da árvore e localizá-la no mapa da cidade, realizando a anotação dos dados e armazenando as coordenadas geográficas do indivíduo arbóreo.

O diretor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema (Asplandi), Gibran Boaventura, destaca a importância desse mapeamento para a expansão das áreas verdes da capital. 

“Esse inventário arbóreo é um importante mapeamento das condições de estado de saúde das árvores em Aracaju, realizado por biólogos, engenheiros florestais e técnicos ambientais, que colhem as devidas informações dos exemplares arbóreos, para entendermos e compreendermos quantas espécies existentes e quais tipos de espécies estamos lidando, para assim, repor e expandir as áreas verdes do município de Aracaju”, complementa Gibran. 

Segundo o biólogo e Coordenador de Projetos da empresa contratada, José Paulo, “de forma geral, o aplicativo contribui para que todas as informações sobre as plantas e ações de manejo estejam agrupadas e disponíveis de forma prática. O fato de ser um programa de fácil manuseio, facilitou a realização do cadastramento do máximo de plantas encontradas nas ruas e calçadas, assim como o acompanhamento em tempo real do cadastramento pela equipe de coordenação”.

Principais resultados

O Inventário de Arborização de todo o município de Aracaju foi compartimentado em duas zonas: Norte e Sul. Os resultados estão sendo tabulados a partir das atividades de campo desta última zona.

Até o momento, foram registrados, nos bairros da zona Sul, 13.128 árvores e, na Zona de Expansão, 5.689 indivíduos arbóreos, todos distribuídos em meio a 168 espécies diferentes de árvores.