Mais de 18 mil estudantes da rede municipal farão avaliação diagnóstica

Educação
14/07/2022 16h08

Para obter dados precisos acerca do nível de aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), aplicará a avaliação diagnóstica de percurso nos dias 25 e 26 de julho. As provas serão realizadas por estudantes do 2° ao 9° do Ensino Fundamental.

No total, serão avaliados, aproximadamente, 18 mil alunos, de 684 turmas, nos componentes Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo da avaliação diagnóstica é fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.

"A participação de todos os alunos é fundamental. Por isso, pedimos aos pais, mães e responsáveis que garantam que seus filhos, matriculados na rede, estejam na escola nos dias 25 e 26, para a realização da avaliação diagnóstica de percurso. Essa prova é um instrumento fundamental para que a gente possa garantir a qualidade da educação dos nossos estudantes", destaca o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

A avaliação diagnóstica de percurso será realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A instituição será responsável pela aplicação da avaliação de percurso e a avaliação final, que será realizada no final do ano letivo.  Além disso, o CAEd também ofertará formação sobre como utilizar os resultados das avaliações para subsidiar as ações nas escolas. 

De acordo com o Departamento de Educação Básica (DEB), esta, também, é mais uma iniciativa para preparar os estudantes para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

“Precisamos ter uma noção de como o nosso aluno a cada momento. Por isso, realizamos as avaliações diagnósticas de entrada, de percurso e de saída, além das avaliações de fluência em leitura a cada 45 dias”, pontua o diretor do DEB, Evilson Nunes.