Prefeitura reforça fluxograma do pré-natal na Rede de Atenção Primária

Saúde
18/07/2022 16h31

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta uma linha de cuidado completa às gestantes, que vão desde o teste de gravidez até o processo de parto. Os atendimentos têm início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a mulher tem acesso ao teste de gravidez. Os agentes Comunitários de Saúde (ACS) das UBSs também realizam busca ativa das gestantes para garantir a primeira consulta antes da 12º semana de gestação.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, todas as Unidades do município ofertam o teste de gravidez para início do acompanhamento da gestação, e teste rápido de sífilis e HIV para detecção precoce e tratamento imediato de infecções.
 
“O teste pode ser feito a partir do sétimo dia de atraso da menstruação. A partir daí, a mulher tem disponível outro serviço essencial para a sua saúde em caso de gravidez. A gestante deve fazer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, verificando a pressão arterial, o peso, medir a altura uterina e escutar o coração do bebê, além de realizar diversos exames ao longo da gestação. Com os exames laboratoriais é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e o bebê. Daí a importância da presença das gestantes em todas as consultas marcadas", explica Léa.

É importante que a mulher, ao constatar a gravidez, procure o mais rapidamente o serviço de pré-natal para já começar o vínculo com os serviços de saúde, através da UBS mais próxima da sua residência, para fazer os primeiros exames, tomar as vacinas e ter as devidas orientações. O acolhimento do pré-natal é realizado com médico ou enfermeiro na primeira consulta até a 12ª semana de gestação, com classificação de risco, solicitação de exames de rotina (mamãe coruja) e preenchimento do cartão da gestante.

Avaliação de risco gestacional

Na rede de saúde da capital, além dos serviços ofertados nas UBS, as usuárias também têm acesso a especialidades médicas e exames, por meio do Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona dentro do Cemar. Lá, são atendidas gestantes de alto risco, via sistema IDS de regulação, com garantia de agendamento de outras especialidades médicas se necessário, assim como de exames laboratoriais e de imagem, no Cemar e serviços contratados.

Maternidade Santa Isabel

É assegurado para toda gestante assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o direito ao conhecimento e à vinculação prévia da maternidade na qual será realizado seu parto. Assim, a SMS oferta visitas online em grupo de gestantes nas unidades, como uma espécie de reconhecimento do local onde a mulher vai dar à luz. Depois de parir, a gestante recebe a visita domiciliar até o 7º dia de vida do bebê, pela equipe multiprofissional das UBSs.