Saúde de Aracaju monitora idosos em asilo

Saúde
18/07/2022 17h06

No último sábado, 16, a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Prefeitura de Aracaju, realizou atendimento dos idosos residentes no Asilo Rio Branco. Na ação, executada pela equipe formada por um médico, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem, foram realizados 11 atendimentos clínicos e 52 testes rápidos de covid-19. Dos idosos testados, apenas um apresentou resultado positivo, e a equipe da instituição foi orientada sobre os cuidados sanitários e a necessidade de isolamento. 

“Os idosos que necessitaram de atendimento clínico passaram por avaliação médica por apresentar sintomas de gripe, mas todos estão com quadro leve, clinicamente bem, tendo sido orientados sobre uso de medicação e cuidados com a etiqueta respiratória”, declara a coordenadora do SAD, Natália Coelho. 

No mês de março, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 nos idosos institucionalizados, incluindo os residentes do Asilo Rio Branco. Já no mês de abril, foi aplicada a vacina contra a influenza, onde foram imunizados mais de 200 idosos em dez instituições de longa permanência.

“E a vacinação desses idosos contribuiu de forma significativa para esse cenário epidemiológico controlado dentro da instituição. A mudança climática nessa época do ano acaba favorecendo o surgimento de sintomas gripais, mas a vacinação contribui para os sintomas leves da doença”, considera Natália. 

SAD

Há um ano e sete meses, a Prefeitura assegura assistência a pacientes que são desospitalizados, através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Por meio desse serviço, pacientes internados na rede pública de saúde da capital (hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, Hospital e Maternidade Santa Isabel e Hospital São José) em condições de continuar o tratamento em internamento domiciliar, são acompanhados pelas equipes. Com a ampliação do serviço, pacientes em situação de fragilidade que necessitam de um plano terapêutico mais específico são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).