Recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde da capital são capacitados em Libras

Saúde
19/07/2022 11h59

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), vem qualificando ainda mais o atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, com o curso Introdutório em Libras, realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

De acordo com a coordenadora do Ceps, Sindaya Belfort, o objetivo desta capacitação é desenvolver ainda mais o acolhimento humanizado e inclusivo nas unidades. O público-alvo são os profissionais responsáveis pelo primeiro contato dos usuários com os serviços de saúde do município.

“A comunicação é essencial no atendimento e deve contemplar usuários com todos os perfis. Comunicar através das Libras é de fundamental importância a todos os profissionais de saúde, de modo a prestar uma assistência dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde [SUS]”, pontua Sindaya. 

Segundo a tradutora e intérprete de Libras, Kathia Cilene Nascimento, todo o conteúdo foi programado para um atendimento básico, mas muito clínico e específico na área da saúde. 

“Os profissionais conseguiram evoluir e avançar nessa capacitação de experiência e de imersão ao uso da libra. Dialogamos, também, sobre a legislação nº 10.436, que fala sobre o direito ao surdo de ser atendido, utilizando a sua língua natural, que é a língua de sinais. Toda a aula foi muito prática e acredito que os resultados serão os melhores, levando um atendimento adequado para a pessoa com surdez”, enfatiza Kathia. 

Capacitados

Para o recepcionista da UBS Augusto Franco, Robson Costa, essa capacitação é de grande importância “porque, quando chega uma pessoa surda, a gente pensa em como vai se comunicar, se a pessoa vai entender o que vamos orientar. Essa vivência que tivemos na sala de aula e toda a dinâmica foram bastante enriquecedoras”, afirma.

Atuando na UBS José Calumby, Jocelma Almeida disse ter aproveitado muito a atividade, e enfatizou a importância da língua de Libras. 

“Eu acho muito importante capacitações como essa, principalmente para os profissionais da linha de frente da Saúde. Devemos estar preparados para atender toda população”, considera Jocelma.