Mudança na organização das feiras livres agrada feirantes e consumidores

Serviços Urbanos
19/07/2022 15h29

Nesta terça-feira, 19, a Sergipe Locações Feiras e Eventos Eireli começou a operacionalizar a organização e manutenção das 28 feiras livres da capital administradas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
Com isso, uma nova realidade pôde ser presenciada por consumidores e feirantes no espaço que funciona ao lado do Batistão, no bairro 13 de Julho. O local recebeu 99 novas bancas para hortifruti, manipulação e corte de aves, peixes, carnes e demais equipamentos.

De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o início das atividades da nova empresa reforça a preocupação da gestão na manutenção da qualidade dos serviços prestados à população aracajuana. 

“A Locazil vinha causando prejuízos aos feirantes e não estava atendendo às normas sanitárias exigidas para a venda dos produtos de origem animal. Assim, rescindimos os cinco contratos prezando pelo retorno da boa prestação dos serviços”, enfatiza o presidente.

“Eu vendo no Batistão e na feira da Aruana e, nos dois locais, tínhamos problemas, principalmente por conta da falta de organização da Locazil. Eles não davam a devida atenção para as nossas necessidades. A partir de agora as coisas vão mudar com essa nova empresa”, afirma a feirante Lindaura dos Santos.

“Nos últimos meses, os balcões estavam apresentando muitos problemas e a gente não tinha boas condições de trabalho. Por isso, essa decisão da Emsurb de trocar a empresa organizadora foi acertada”, comenta o vendedor de laticínios Roberto José dos Santos.

Outra que se mostrou contemplada pela mudança foi a feirante de pescados Alda Maria Rodrigues.

“Estou muito satisfeita por essa iniciativa da Prefeitura junto com a nova empresa que está assumindo agora. Estávamos com muitas dificuldades, principalmente quem depende dos balcões frigoríficos que deixavam a desejar. Espero que essa organização se mantenha”, relata Alda que comercializa há mais de 30 anos nas feiras livres dos bairros Suíssa, Grageru e do Batistão. 

As novas estruturas agradaram, também, consumidores como dona Anadir Dantas. 

“Toda semana venho fazer compras nessa feira e, hoje, notei a diferença assim que cheguei. O ambiente está mais agradável com essas bancas novas. Desejo que se conserve assim para proporcionar conforto pra gente e também para os feirantes”, conta a moradora do bairro 13 de Julho.

Balcões refrigerados

“Como prevê o contrato, assim como ocorreu com a Locazil, na ocasião, a Sergipe Locações Feiras e Eventos Eireli terá um prazo de 30 dias, podendo este ser ampliado, para providenciar a aquisição dos balcões refrigerados e posterior disponibilização nas feiras administradas pela empresa municipal", completa o presidente Bruno Moraes.