SMTT registra aumento de acidentes de trânsito no primeiro semestre

Transporte e Trânsito
20/07/2022 10h49

De janeiro a meados de julho deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju já registrou 1.903 acidentes de trânsito, 1,98% a mais do que as ocorrências registradas no mesmo período de 2021. Nos primeiros seis meses deste ano, o órgão também registrou, de acordo com dados parciais, 23 óbitos causados por acidentes. Destes, 13 eram condutores de motocicletas, seis pedestres, dois ciclistas, um passageiro e um condutor de veículo de passeio.

Esse aumento dos registros também pode ser percebido na análise dos dados mês a mês. Em junho deste ano, por exemplo, foram 282 ocorrências, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram 256; em maio 341, sendo que, nesse mês, em 2021, foram 277. Em abril de 2022, foram 282 acidentes, enquanto que, no ano anterior, 266. Os dados são da SMTT, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Justiça Volante, Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Instituto Médico Legal (IML).

Ocorrências recentes 

No último final de semana, a SMTT registrou 18 ocorrências na capital, três delas com gravidade. No sábado, 16, o condutor de um veículo de passeio colidiu em um muro e em seguida em um poste na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Jardins. O condutor ficou preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para o resgate da vítima. O trânsito na via ficou interditado por algumas horas.

No início da manhã do domingo, 17, outra ocorrência grave foi registrada no bairro Atalaia. Dois veículos de passeio colidiram no cruzamento da rua Niceu Dantas com a rua Bráulio Costa. Após o choque, um dos veículos capotou e o Samu e o Corpo de Bombeiros também foram acionados para prestar socorro ao condutor e ao passageiro. No mesmo dia, a SMTT registrou outra ocorrência no cruzamento da avenida Hermes Fontes e a rua Lourival Chagas. Dois veículos de passeio colidiram transversalmente e com a batida um deles subiu no canteiro central da avenida. 

Responsabilidade 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça que grande parte dos acidentes de trânsito continua acontecendo por questões de imprudência. “A maioria é por excesso de velocidade, desrespeito as sinalizações, uso do celular ao volante e avanço do sinal vermelho. Ou seja, é preciso haver mais conscientização da população e uma mudança de comportamento no trânsito”, aponta. 

Conforme Renato, a SMTT realiza, constantemente, ações educativas em pontos estratégicos da cidade, chamando a atenção da população para a importância de atitudes responsáveis no trânsito. “Sobretudo responsabilidade individual para a construção de um trânsito mais seguro. É fundamental que todos entendam que as atitudes individuais geram impacto em toda a sociedade, principalmente quando falamos de trânsito. Por isso, reforçamos a importância do respeito à legislação, à sinalização, aos limites de velocidade, à lei seca e as orientações dos agentes”, ressalta.

O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcantara, conta que, além das ações educativas, a superintendência vem intensificando a fiscalização em áreas de maior movimento da cidade. 

“A imprudência, infelizmente, continua sendo a principal vilã do trânsito. Os agentes da SMTT estão todos os dias em pontos estratégicos, monitorando o trânsito, mas também fazendo fiscalizações. E temos intensificado esse trabalho em áreas de maior movimento da cidade. É um trabalho de extrema importância, mas também é fundamental que a sociedade seja consciente e tenha uma atenção ainda maior no trânsito”, afirma Thiago. 

Sinalização

Para oferecer mais organização e segurança ao trânsito, a SMTT também tem reforçado a sinalização viária nas principais ruas e avenidas da cidade. Na semana passada, por exemplo, a equipe estava trabalhando nos bairros Coroa do Meio e Atalaia. A avenida Desembargador Antônio de A. Goes recebeu novas linhas de eixo e bordo, mais de 30 faixas de pedestres e mais de 20 novas placas. A rua Urbano Neto também recebeu nova sinalização, após o recapeamento asfáltico executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). 

Além disso, a superintendência tem feito a reposição de placas que foram vandalizadas. Os bairros Siqueira Campos e Centro receberam recentemente mais sinalização vertical.