Nova UBS Niceu Dantas integra legado da universalização da saúde em Aracaju

Obras e Urbanização
21/07/2022 09h17

Reconhecendo o acesso à saúde como direito universal, assegurado pela Constituição, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a reconstrução da Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas, situada no Mosqueiro.

Em 2015, a unidade foi demolida pela antiga administração, com a promessa de erguer uma nova no local. Como nada foi feito, a atual gestão municipal alugou e adaptou um imóvel para funcionamento temporário da UBS, ao mesmo tempo em que levanta o novo prédio, para não deixar a comunidade sem atendimentos de baixa complexidade na região.

A obra está em fase de implantação das instalações sanitárias e da rede de drenagem pluvial, escavações para colocar tubulação e caixas de passagem, além de aplicar revestimento cerâmico nas paredes, preparar a execução das calçadas e rebocar a casa de lixo da unidade.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a construção da nova UBS Niceu Dantas é o cumprimento de uma promessa.

“Nós, da gestão municipal, devemos garantir o acesso digno à saúde pela população. O antigo prédio foi derrubado e não foi reerguido no prazo estabelecido pela antiga administração, então sentamos e resolvemos tocar a construção, por entender que esta era uma grande prioridade para quem vive na região do Mosqueiro. Em breve, vamos entregar a estrutura à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que vai fazer um trabalho de excelência e garantir atenção básica qualificada àquela comunidade”, assegura Ferrari.

Fruto de um investimento superior a R$ 700 mil, o espaço será equipado com consultórios, salas de imunização, espera, observação, curativo, esterilização, odontologia e de expurgo, farmácia, recepção, almoxarifado e acessibilidade, em área superior a 322 m², em dois pavimentos.